dc.contributor.advisor1 | XAVIER, Aldenize Ruela Xavier | |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T20:21:57Z | |
dc.date.available | 2021-04-13T20:21:57Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | BRELAZ, Roniel de Lima. O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós Graduação em Matemática Rede Nacional (PROFMAT), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/546. Acesso: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/546 | |
dc.description.abstract | Teaching mathematics using traditional methods in a computeriz
ed society
became a chore for the teacher , mainly because the influence of education
informatiza tion is an irreversible reality . This reality is forcing professionals to rethink
about their practice . Change in the attitude of the teacher in relation to traditional
teaching became inevitable with the arrival of the computer labs in schools .
Therefore, this paper aims to stimulate the math teacher to use educational software
t o complement the content taught , facilitating the teaching learning process and
making lessons more attractive , creating an environment conducive to educati on that
today's society demands . But because of the difficulty of the teacher to implement
this ne w technology in the school environment, this work also shows the importance
of the use of educational software for teaching mathematics, presents a proposal to
the procedures that should be adopted to contribute effectiv ely in implementing the
program , fac ilitating learning of the content taught . The proposal was based on what
Grando (2000 ) in his doctoral thesis called "Moments of the game" and this work
called "Moments of the process which is used Geogebra to show in detail the steps
that should be ado pted in software application , so that the teacher understands the
importance of the computer in the teaching learning process . But to actually verify
that the methodology was effective, the proposal was applied in the 7th grade class
and the results were p resented in tabular form. Through the results and testimonials
of the students it was concluded that the proposal is satisfactory. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1856857371406225 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ensinar matemática utilizando métodos tradicionais em uma sociedade
informatizada tornou se uma tarefa árdua para o professor, principalmente porque a
influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Tal realidade
vem obrigando os profissionais a repensarem sobre sua prática pedagógica.
Mudanças na postura do professo r em relação ao ensino tradicional tornaram se
inevitáveis com a chegada dos laboratórios de informática nas escolas. Por isso,
este trabalho tem como propósito estimular o professor de matemática a utilizar
software educativo para complementar o conteúdo ensinado, facilitar o processo
ensino aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas, criando um ambiente propício
para a educação que a sociedade atual exige. Mas, devido a dificuldade do
professor em implementar essa nova tecnologia no ambiente escolar, este trabalho,
além de mostrar a importância da utilização de software educacional para o ensino
da matemática, apresenta uma proposta metodológica com os procedimentos que
devem ser adotados para contribuir com eficiência na aplicação do programa,
facilitando a aprendizagem do conteúdo ensinado. A proposta foi baseada no que
Grando (2000) em sua tese de doutorado chamou de “Momentos de jogo" e neste
trabalho denominado “Momentos do processo”, no qual é utilizado o Geogebra
para mostrar de forma detalhada os passos que devem ser adotados na aplicação
do software, de maneira que o professor compreenda a importância do computado
no processo ensino aprendizagem. Mas, para verificar se realmente a metodologia
era eficiente, a proposta foi aplicada em turma de 7ª série e os resultados foram
apresentados em forma de tabela. Através dos resultados e depoimentos dos alunos
foi possível concluir que a proposta apresenta resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS | pt_BR |
dc.creator | BRELAZ, Roniel de Lima | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |