dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T21:12:52Z | |
dc.date.available | 2022-09-02T21:12:52Z | |
dc.date.issued | 2021-11-17 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Eulina Christyane Araújo. Educação ambiental nas escolas brasileiras: uma análise cienciométrica a partir da lei n° 9.795/1999.2021. Orientadora: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2021. 62 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/675. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/675 | |
dc.description.abstract | The current environmental situation is worrying, not only for lack of sensitivity and
environmental awareness of certain people, but also for respect for life. Therefore,
environmental education in daily school life plays an important role in changing human
behavior, since environmental problems arise due to the way of life that humanity has been
adopting, where people's way of survival has caused imbalance to natural resources of planet
Earth. And, we know that environmental education needs to be addressed as a cross-cutting
theme by teachers at all levels of education, and thus significantly contribute to building
awareness of students. The present work entitled: Environmental Education in Brazilian
Schools: A Scientometric Analysis from Law No. 9,795/1999, has as main objective to analyze
the scientific productions focused on environmental education practices in the Brazilian school
environment in the web of science database – collection main, since it is a requirement of article
225, § 1st item VI, of the current Brazilian Magna Carta, and in the form of law 9795/99, which
directs the National Policy on Environmental Education. We base the methodology (Approach
and Procedure) on scientific production, number of publications per state and year, number of
articles per funding agency, articles per journal and the most cited works, through
scientometrics by the Capes platform and indexed in the main collection database of the Web
of science (WoS), 71 productions focused on the research object were found and sorted. After
the analyses, discussion and results, we concluded that, in addition to the scarcity of scientific
production focused on environmental education in schools, We noticed the lack of financial
incentives from the government, which have been accentuated in the last three years, we
understand that the promotion of research is extremely important to build essential values for a
healthy quality of life and its sustainability. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | Arquivo digital (PDF) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação ambientl | pt_BR |
dc.subject | Cienciometria | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Quali-quantitativa. | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nas escolas brasileiras: uma análise cienciométrica a partir da lei n° 9.795/1999 | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6547996554407625 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9955-5310 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2314566719726593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4921-7713 | pt_BR |
dc.description.resumo | A atual situação ambiental é preocupante, não só por falta de sensibilidade e consciência
ambiental de certas pessoas, mas também por respeito à vida. Diante disso, a educação
ambiental no cotidiano escolar desempenha um papel importante na mudança de
comportamento do ser humano, uma vez que os problemas ambientais surgem devido ao modo
de vida que a humanidade vem adotando, onde a forma de sobrevivência das pessoas tem
causado desequilíbrio aos recursos naturais do planeta Terra. E, sabemos que a educação
ambiental precisa ser abordada como tema transversal pelos docentes em todos os níveis de
ensino, e assim, contribuir significativamente na construção de consciência dos alunos. O
presente trabalho intitulado: Educação Ambiental nas escolas brasileiras: uma análise
cienciométrica a partir lei n° 9.795/1999, tem como objetivo principal analisar as produções
científicas voltada para práticas de educação ambiental no ambiente escolar brasileiro na base
de dados web of science – coleção principal, uma vez que é uma exigência do artigo 225, § 1º
inciso VI, da atual Carta Magna Brasileira, e na forma da lei 9795/99, que direciona a Política
Nacional de Educação Ambiental. Pautamos a metodologia (Abordgem e Procedimento) nas
produções científicas, quantidade de publicação por estado e ano, quantidade de artigos por
Agência financiadora, artigos por revista e os trabalhos mais citados, através da cienciometria
pela plataforma da Capes e indexados na base de dados da coleção principal do Web of science
(WoS), foram encontrados e triados 71 produções voltadas para o objeto de pesquisa e após as
análises, discussão e os resultados, concluimos que, além da escassez de produção científica
voltada para educação ambiental nas escolas, percebemos a falta de incentivo financeiro por
parte do poder público e que foram acentuados nos últimos três anos, entendemos que o fomento
da pesquisa é importantíssimo para construir valores essenciais à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::INTERDISCIPLINAR::EDUCAÇÃO AMBIENTAL::CIENCIOMETRIA | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | POLÍTICAS PÚBLICAS, DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO. | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | POLÍTICAS PÚBLICAS, DIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO. | pt_BR |
dc.creator | ROCHA, Eulina Christyane Araújo | |
dc.publisher.department | Centro de Formação Interdisciplinar | pt_BR |