dc.contributor.advisor1 | TAUBE JÚNIOR, Paulo Sérgio | |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T14:11:25Z | |
dc.date.available | 2022-09-27T14:11:25Z | |
dc.date.issued | 2022-03-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Renata Souza da. Projeto música na escola: o ensino da música através de políticas públicas na cidade de Santarém – PA. Orientador: Paulo Sérgio Taube Júnior. 2022. 71f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/692 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/692 | |
dc.description.abstract | The municipality of Santarém, in the state of Pará, has musical production of great
relevance to the regional culture and has, throughout its history, significant activities
that include making music in the formation of groups in diverse and varied
environments, including, expressively, the school environments. In this sense,
projects that provide opportunities for the teaching of music to students from
municipal schools in the urban area of the city have been an effective alternative with
regard to the insertion of music education in schools, such as the Music at School
Project, which enables the necessary structure for the process of musical formation
through the teaching of instruments for the formation of school bands. Therefore, this
research aimed to investigate the contribution of the Música na Escola Project in the
implementation of music teaching in public schools in the urban area that are part of
the municipal network of Santarém-PA. It is a research with a qualitative approach of
the case study type and counts as a data collection tool, the bibliographic and
documental survey, as well as the application of questionnaires in the involved
schools. The results show the success of the project, as a public policy that reaches
an expressive number of students from the municipal public education network, but
which still needs improvements and greater investments, in order to expand its reach
and contribute to the access to the teaching of music in Santarém. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | Arquivo digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Projeto Música na Escola | pt_BR |
dc.title | Projeto música na escola: o ensino da música através de políticas públicas na cidade de Santarém – PA. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9036985941582601 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5786-7615 | pt_BR |
dc.description.resumo | O município de Santarém, no estado do Pará, possui produção musical de grande
relevância para a cultura regional e apresenta no decorrer de sua história, atividades
significativas que incluem o fazer musical na formação de grupos em diversos e
variados ambientes, incluindo, expressivamente, os ambientes escolares. Nesse
sentido, projetos que oportunizam o ensino da música a alunos das escolas
municipais da zona urbana da cidade tem sido uma alternativa de efetivação no que
concerne à inserção da educação musical nas escolas, a exemplo do Projeto Música
na Escola que viabiliza estrutura necessária para o processo de formação musical
através do ensino de instrumentos para a formação de bandas escolares. Portanto,
esta pesquisa pretendeu investigar a contribuição do Projeto Música na Escola na
implementação do ensino da música nas escolas públicas da zona urbana
integrantes da rede municipal de Santarém-PA. Trata-se de uma pesquisa com
abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e conta como ferramenta de coleta de
dados, o levantamento bibliográfico e documental, bem como, a aplicação de
questionários nos educandários envolvidos. Os resultados mostram o êxito do
projeto, enquanto política pública que atinge um número expressivo de alunos da
rede pública municipal de ensino, mas que, ainda precisa de melhorias e maiores
investimentos, no sentido de ampliar seu alcance e contribuir com o acesso do
ensino da música em Santarém. | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO:: ENSINO DE MUSICA | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | SOCIEDADES AMAZÔNICAS, SISTEMAS CULTURAIS E SOCIABILIDADES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | SOCIEDADES AMAZÔNICAS, SISTEMAS CULTURAIS E SOCIABILIDADES | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Renata Souza da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Sociedade | pt_BR |