dc.contributor.advisor1 | LIMA, Celson Pantoja | |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T10:20:47Z | |
dc.date.available | 2021-01-05T10:20:47Z | |
dc.date.issued | 2017-07 | |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Cássio David Borralho. Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento. Orientador: Celson Pantoja Lima; Coorientadora: Maria Lilia Imbiriba Colares. 2017. 169 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/73 | |
dc.description.abstract | Education, in a global scale, is facing a period of deep changes. In this country, changes are
directed connected with weak indicators found in analysis and evaluations performed by the
government. In this context, this thesis targets the application of theories (Constructivism and
Constructionism) and related concepts (Design Thinking for Educators and Maker for
Education) aiming at generating knowledge about the integration of two distant worlds,
namely the university and the primary school, based on the exchange of knowledge sources.
Aiming at to bridge those two worlds, this work caracterizes the existing distance and some
problems that justify this distance. Roots supporting this research are shown and discussed,
specially a good literature review of main areas involved in this work. The model supporting
the integration between university - primary school is then presented and discussed, together
with the assessment methodology devised to explore and validate the work. The research
methodology adopted here is action-research, since it combines action and solution of a given
problem, trough an interactive process. Main results produced by this thesis include the
conceptual model supporting the bridge, some scientific papers, several technological
products, the supervision of academic works, and more. Open points and the main challenges
still remaining are also discussed here. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Design Thinking for Educators | pt_BR |
dc.subject | Maker for Education | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aprender Fazendo | pt_BR |
dc.title | Modelo de integração entre a universidade e o ensino fundamental baseado em fluxo de conhecimento | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6785174940359965 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023221925416524 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-8074-8566 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | http://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação em nível mundial passa por um período de transformações. No âmbito nacional
estas estão diretamente ligadas aos baixos índices encontrados nas análises e nas avaliações
promovidas pelo poder público. Neste contexto, pretende-se aplicar a relação existente entre
as teorias construtivista e construcionista, assim como os preceitos das atuais iniciativas
relacionadas à estas teorias, que implementam o Design Thinking for Educators e Maker for
Education, para produzir conhecimento sobre a integração dos mundos universitário e do
ensino fundamental, centrado na troca de fontes de conhecimento. Para aproximar esses dois
mundos, esse trabalho caracteriza a distância existente e alguns problemas que justificam essa
distância. As raízes que apoiam esta pesquisa são mostradas e discutidas, especialmente uma
boa revisão da literatura sobre as principais áreas envolvidas neste trabalho. O modelo de
apoio à integração entre a universidade e ensino fundamental é então apresentado e discutido,
juntamente com a metodologia de avaliação desenvolvida para explorar e validar o trabalho. A
metodologia de pesquisa adotada aqui é a pesquisa-ação, pois combina ação e solução de um
determinado problema, através de um processo interativo. Os principais resultados produzidos
por esta tese incluem o modelo conceitual de suporte à ponte, alguns trabalhos científicos,
vários produtos tecnológicos, a supervisão de trabalhos acadêmicos e muito mais. Pontos
abertos e os principais desafios ainda existentes também são discutidos aqui. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | pt_BR |
dc.creator | PINHEIRO, Cássio David Borralho | |
dc.publisher.department | Instituto de Biodiversidades e Florestas | pt_BR |