dc.contributor.advisor1 | LIMA, Celson Pantoja | |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T19:42:27Z | |
dc.date.available | 2023-01-20T19:42:27Z | |
dc.date.issued | 2022-04-28 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Paulo Marcelo Pedroso.Modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e
formação de memórias. Orientador: Celson Pantoja Lima. Coorientador: Carla Marina Paxiúba. 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/747 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/747 | |
dc.description.abstract | The conscious processing of information takes place in the limited Working Memory
(WM), and considers different types of cognitive load, which is the effort caused in
cognitive processes to perform tasks. When this load exceeds the WM capacity, the
learning process can be compromised. Emotions are phenomena that manifest
themselves through changes in physiology and mental processes, and mobilize
functions such as interest and focus. It can be seen, therefore, that emotions and
memories are variables that influence learning. In order to to test a conceptual model
to support learning based on emotions and formation of memories, this work
investigated how emotions prevalent in higher education students when viewing video
lessons prepared from guidelines that enhance and minimize the burden on WM, and
its effects on the retention of information in memory, within the scope of the Cognitive
Load Theory (CLT). It was also verified which video lesson structure offers greater
electrical brain activity in cortical areas related to emotion, memory and learning.
Twenty-eight subjects in three groups, randomly selected, were part of the sample for
the instantiation of the model. In addition to the experimental groups, a control group
was part of the research, where the participants included a ready-made video lesson,
taken from YouTube, on the same content as the other groups. To record electrical
brain activity, three participants used the Emotiv Epocx Electroencephalography
device. Emotions were identified using the Cara de Aprender (CADAP) software, which
captures facial expressions and how they translate into emoticons, namely joy, fear,
anger, disgust, sadness, contempt, surprise and commitment. The results shown that
there was no statistically significant difference in relation to the average score of
emotions (p0.05) in the three scenarios. However, the average number of elements
stored after viewing video lesson 2 (with CLT guidelines) was 91% higher than video
lesson 1 (outside the guidelines) (p=0.0054) and the most prevalent emotions with
positive valence when viewing video lesson 2 were commitment, surprise and joy. A
video lesson elaborated within the CLT guidelines was the one that presented the
highest pattern of brain electrical activity. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Memória de Trabalho | pt_BR |
dc.title | Modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de memórias | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8575673875238073 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023221925416524 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-8074-8566 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | PAXIÚBA, Carla Marina Costa | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4567960128428255 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processamento consciente da informação ocorre na limitada Memória de Trabalho
(MT), e considera diferentes tipos de carga cognitiva, que é o esforço imposto nos
processos cognitivos para a realização de tarefas. Quando esta carga ultrapassa a
capacidade da MT, pode haver um comprometimento no processo de aprendizagem.
As emoções são fenômenos que se manifestam por meio de alterações na fisiologia
e nos processos mentais, e mobilizam funções como interesse e foco. Vê-se, portanto,
que emoções e memórias são variáveis que influenciam na aprendizagem. Para testar
um modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação
de memórias, este trabalho buscou investigar as emoções prevalentes em estudantes
do ensino superior durante a visualização de videoaulas preparadas a partir de
diretrizes que potencializam e minimizam a sobrecarga na MT, e seus efeitos na
retenção de informações na referida memória, no âmbito da Teoria da Carga Cognitiva
(TCC). Foi verificado também qual estrutura de videoaula proporciona maior atividade
elétrica cerebral nas áreas corticais relacionadas à emoção, memória e
aprendizagem. Para a instanciação do modelo, fizeram parte da amostra vinte e oito
sujeitos distribuídos em três grupos, selecionados de forma randômica. Além dos
grupos experimentais, um grupo controle fez parte da pesquisa, onde os participantes
visualizaram uma videoaula pronta, retirada do YouTube, sobre o mesmo conteúdo
dos demais grupos. Para o registro da atividade elétrica cerebral, três participantes
utilizaram o dispositivo de Eletroencefalografia Emotiv Epocx. As emoções foram
identificadas a partir da plataforma computacional Cara de Aprender (CADAP), que
captura expressões faciais e as traduz nas emoções: alegria, medo, raiva, desgosto,
tristeza, desprezo, surpresa e compromisso. Os resultados mostraram que não houve
diferença estatisticamente significativa em relação ao escore médio das emoções
(p0,05) nos três cenários, porém, a média do número de elementos armazenados
após a visualização da videoaula 2 (com diretrizes da TCC) foi 91% maior que a
videoaula 1 (fora das diretrizes) (p=0,0054); e as emoções com valência positiva mais
prevalentes durante a visualização da videoaula 2 foram compromisso, surpresa e
alegria. A videoaula elaborada dentro das diretrizes da TCC foi a que apresentou
maior padrão de atividade elétrica cerebral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Gestão do Conhecimento e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Paulo Marcelo Pedroso | |
dc.publisher.department | Instituto de Biodiversidade e Florestas | pt_BR |