dc.contributor.advisor1 | NUNES, Kariane Mendes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T16:47:08Z | |
dc.date.available | 2023-01-26T16:47:08Z | |
dc.date.issued | 2022-05-30 | |
dc.identifier.citation | TAPAJÓS, Bárbara Fonseca Pinheiro Leão. Empreendedorismo de impacto social: o design thinking e a valorização do conhecimento tradicional. Orientadora: Kariane Mendes Nunes. 2022. 70 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/761 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/761 | |
dc.description.abstract | The dialogical relationship between design and traditional communities, based on
collaboration, aims to preserve and value traditions, a relationship that strengthens local
innovative processes, strengthening social and environmental quality concepts. The research
comes from the perspective of the problem experienced by a group of women in a traditional
Community located in the Tapajos National Forest, which has as is subsistence the sale of
vegetable oils from Amazonian species, which are extracted by hand, however, are sold as
commodities, with low added value. In this sense, the work aimed to foster female
empowerment and a culture of entrepreneurship among women who carry out craft work in
traditional communities in the Amazon. For that, a methodological process of Design
Thinking innovation was applied, which is based on the tripod: empathy, collaboration and
experimentation, where the human being (the customer) is considered the center of the
process. The results obtained were the visual identity, creation of the method that will serve as
a basis for carrying out the training workshops, to obtain new bioproducts based on raw
material from the Amazon, a market strategy plan, the empowerment of women
representatives of the Community and the added value to activities carried out through
traditional knowledge. Based on the results obtained, it is concluded that the application of the
Design Thinking tool from the perspective of the concepts of innovation and
entrepreneurship, added value to biobusiness, raising in these women the recognition of the
importance of activities they carry out in the Community from the value they carry by
traditional knowledge. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD - Rom | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Tradicional | pt_BR |
dc.subject | Bionegócios | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo de impacto social: o design thinking e a valorização do conhecimento tradicional | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0160448418892656 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9309973943729721 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-2178-0336 | pt_BR |
dc.description.resumo | A relação dialógica entre o design e comunidades tradicionais baseada na colaboração tem
como intuito preservar e valorizar as tradições, fortalecendo os processos inovadores locais e
os conceitos de qualidade socioambiental. A pesquisa surge sob a ótica da problemática
vivenciada por um coletivo de mulheres em uma comunidade tradicional localizada na
Floresta Nacional do Tapajós, a qual tem como subsistência a venda de óleos vegetais de
espécies amazônicas, que são extraídos artesanalmente, entretanto, são vendidos como
commodities com baixo valor agregado. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo
fomentar o empoderamento feminino e a cultura do empreendedorismo no coletivo de
mulheres na comunidade São Domingos, a fim de estabelecer um bionegócio. Para tanto, foi
aplicado um processo metodológico de inovação Design Thinking, que é baseado no tripé:
empatia, colaboração e experimentação, onde o ser humano (o cliente) é considerado o centro
do processo. Os resultados obtidos foram a Identidade visual, criação do método que servirá
como base para realização das oficinas de capacitação, para obtenção de novos bioprodutos
baseados na matéria prima da Amazônia, um plano de estratégia de mercado, o
empoderamento das mulheres representantes da comunidade e o valor agregado as atividades
realizadas através do conhecimento tradicional. Com base nos resultados obtidos conclui-se
que a aplicação da ferramenta do Design Thinking sob a ótica dos conceitos de inovação e
empreendedorismo, agregou valor ao bionegócio, suscitando nessas mulheres o
reconhecimento da importância das atividades que exercem na comunidade a partir do valor
que carregam pelo conhecimento tradicional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Engenharias | pt_BR |
dc.creator | TAPAJÓS, Bárbara Fonseca Pinheiro Leão | |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia e Geociências | pt_BR |