dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Gabriela Bianchi dos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T18:19:56Z | |
dc.date.available | 2023-01-26T18:19:56Z | |
dc.date.issued | 2021-08-19 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Emerson Fernandes de. Capacitação profissional em propriedade intelectual para acadêmicos e empreendedores: da invenção ao mercado. Orientadora: Gabriela Bianchi dos Santos. 2021. 108 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/762 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/762 | |
dc.description.abstract | The scope of this work was premised on a diagnosis through the Case Study that resulted in a
media program on professional training, for Academics and Entrepreneurs, with a focus on
Intellectual Property and Technology Transfer for Innovation. The fact of identifying the main
factors and limiting problems for thematic lack of knowledge and the consequences of this for
a promising career culminated in the development of more assertive conditions for a better
definition of content and generated media. The identification of the “bottleneck” occurred
through scientific, descriptive and exploratory research, using bibliographical research, data
collection, case study and observation. About the approach, the quali-quantitative method was
used, based on the inductive method. As a result of the research, the contextualization of
Intellectual Property in the university and business environment was raised, aiming to
understand the gap between scientific and technical knowledge and the impacts on the
economy, society and personal development. The survey was applied to the participants of the
professional workshop on Intellectual Property and Technology Transfer for Innovation. Data
collect was carried out through electronic forms, in on-line mode, due to the restrictions
imposed by the pandemic period caused by Covid-19. At the end of the studies, was
concluded that the absence of training courses adapted or directed to different audiences is the
main factor that contributes to the low rate of patents for Brazilian creations. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD - Rom | pt_BR |
dc.subject | Propriedade Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | Capacitação profissional em propriedade intelectual para acadêmicos e empreendedores: da invenção ao mercado | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6524241701895596 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3362-4787 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4004347359096815 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5041-4074 | pt_BR |
dc.description.resumo | O escopo deste trabalho teve como premissa um diagnóstico, através do Estudo de Caso, que
resultou em um programa de mídia sobre capacitação profissional, para Acadêmicos e
Empreendedores, com foco em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para
Inovação. O fato da identificação dos principais fatores e problemas limitantes para o
desconhecimento temático e as consequências disto para uma carreira promissora culminou
no desenvolvimento de condições mais assertivas para uma melhor definição de conteúdo e
mídias geradas. A identificação do gargalo1 ocorreu por meio de pesquisa científica descritiva
e exploratória, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados, estudo de caso
e observação. Quanto à abordagem, foi utilizado o método quali-quantitativo, tendo como
premissa o método indutivo. Como resultado das pesquisas, levantou-se a contextualização
sobre a Propriedade Intelectual no âmbito universitário e empresarial, visando entender o gap
existente entre o conhecimento científico e conhecimento técnico e os impactos para a
economia, sociedade e para o desenvolvimento pessoal. A pesquisa foi aplicada aos
participantes da oficina profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
para Inovação. A coleta de dados foi realizada através de formulários eletrônicos, no modo
online, em razão das restrições impostas pelo momento pandêmico provocado pela Covid-19.
Ao fim dos estudos, chegou-se ao resultado que a ausência de cursos de capacitação
adaptados ou direcionados para os diferentes públicos é o principal fator contributivo para o
baixo índice de patentes das criações brasileiras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Engenharias | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Emerson Fernandes de | |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia e Geociências | pt_BR |