dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Ednéa Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T21:23:27Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T21:23:27Z | |
dc.date.issued | 2022-09-13 | |
dc.identifier.citation | LIRA, Darlene Seabra de. Política pública de educação bilíngue (libras/português) em Santarém - Pará: o que sinalizam os surdos. Orientadora: Ednéa Nascimento Carvalho; Co-orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2022. 170f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/782 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/782 | |
dc.description.abstract | The theme of this research is the Public Policy of Bilingual Education (LIBRAS/Portuguese),
with focus to the city of Santarém-Pará. Deaf students have the right to learn the content of all
subjects in schools, however, schools, considering the legal and normative frameworks, need
to implement a bilingual education for deaf students and also need to know about identities,
deaf culture, sign language and visuals aspects. Deaf students easyly learn and understand the
world of the deaf through visual methods. Based on this premise, this investigation questioned:
How did deaf former students learn in inclusive education, according to the Deaf Pedagogical
Methodology or the Listening Pedagogical Methodology? The answers were collected in the
testimonies of seven deaf students from state public schools, with the aim of investigating what
deaf people say about the bilingual (Libras/Portuguese) educational public policies emphasized
by Decree 5.626/2005 (Art.14 § 1) and Law 13.146/2015 (Art. 28 - IV). The methodology of
this research was guided by qualitative and quantitative principles, whose procedures were of
a bibliographic-documentary nature, as well as through semi-structured interviews and
educational policy indicators. The research results point to the views of the deaf themselves
about bilingual education in the city of Santarém. From the perspective of deaf students, there
is no linguistic inclusion, which compromises the right to equality of quality education. It was
observed in the testimonies that, despite being inserted in schools that call themselves as
inclusive, there were negligences that preclude actions that could reflect on a new educational
history in the lives of deaf students. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue (Libras/Português) | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Estudantes Surdos | pt_BR |
dc.subject | Santarém-PA | pt_BR |
dc.title | Política pública de educação bilíngue (libras/português) em Santarém - Pará: o que sinalizam os surdos | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783256913537160 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0241-8243 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7125890853681726 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | QUARESMA, Edilan de Sant’Ana | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6254159795883440 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-7838-783X | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema desta pesquisa versa sobre a Política Pública da Educação Bilíngue
(LIBRAS/Português), com recorte espacial para o município de Santarém-Pará. Os estudantes
Surdos têm direito ao aprendizado dos conteúdos de todas as disciplinas nas escolas, porém, as
escolas, considerando os marcos legais e normativos, precisam implantar uma educação
bilíngue para estudantes Surdos e também precisam conhecer sobre as identidades, cultura
Surda, língua de sinais e visuais. Os estudantes Surdos possuem mais facilidades de
aprendizado e entendimento do mundo dos surdos através de métodos visuais. Partindo dessa
premissa, esta investigação questionou: Como estudantes Surdos egressos aprenderam na
educação inclusiva, segundo a Metodologia Pedagógica Surda ou a Metodologia Pedagógica
Ouvinte? As respostas foram recolhidas nos depoimentos de sete estudantes Surdos egressos de
escolas públicas estaduais, com o objetivo de investigar o que sinalizam os Surdos sobre as
políticas públicas educacionais bilíngues (Libras/Português) enfatizadas por meio do Decreto
5.626/2005 (Art.14 § 1º) e a Lei 13.146/2015 (Art. 28 - IV). A metodologia dessa pesquisa
pautou-se pelos princípios qualiquantitativos, cujo procedimentos foram de natureza
bibliográfico-documental, bem como através de entrevistas semiestruturas e indicadores da
política educacional. Os resultados da pesquisa sinalizam para os olhares dos próprios Surdos
acerca da educação bilíngue no município de Santarém. Na ótico dos estudantes Surdos, não há
inclusão linguística o que compromete o direito à igualdade de um ensino de qualidade.
Observou-se nos depoimentos que, apesar, de estarem inseridos em escolas que se anunciavam
como inclusivas, haviam negligências que impossibilitam ações que poderiam refletir em uma
nova história educacional na vida dos Estudantes Surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Estratégias de políticas públicas e desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.creator | LIRA, Darlene Seabra de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Sociedade | pt_BR |