dc.contributor.advisor1 | SUÁREZ, Miguel Aparicio | |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T19:18:45Z | |
dc.date.available | 2023-02-03T19:18:45Z | |
dc.date.issued | 2022-11-04 | |
dc.identifier.citation | BEMERGUY, Lila Rosa de Sousa. Imagens vividas, imagens herdadas: álbum de revelações sobre uma cidade Amazônica. Orientador: Miguel Aparicio Suarez. 2022. 203f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/798 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/798 | |
dc.description.abstract | The present research seeks to rescue and identify, from the point of view of the image,
the urban transformations in the city of Santarém (PA), and to assemble a photo album
resulting from these changes. The objectives include investigating the image as a form of
mediation with the world; produce a way of seeing the city through visual montage and rescue
from the archives of Balaio Santareno, by Emir Bemerguy, and in the work of local authors,
stories and events about the city, connecting memories associated with the time interval
between the images. The photographs in the collection show the urban edge of Santarém (PA)
in the 1940s and 1970s. The same places were photographed again, resulting in comparative
images with a look at the past, in the photographs by Vidal Bemerguy, and a contemporary
look, with an interval time period of about 50 years. The investigation questions which city
we currently have, within the reach of our eyes, and the events that led to this design. Seeing
through images and their use as a result, and not only as a support for research, is what is
proposed, in the light of authors who reflect on the act of looking and the process of
apprehending the world through imagination, and who deal with the technical image
(photography) as a means of producing new ways of seeing. The montage as a methodological
resource allows the result open to the spectator in the construction of their own image of the
city. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Santarém (PA) | pt_BR |
dc.title | Imagens vividas, imagens herdadas: álbum de revelações sobre uma cidade Amazônica | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1456308812497523 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7918232926459580 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-2076-5214 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca resgatar e identificar, sob o ponto de vista da imagem, as
transformações urbanas na cidade de Santarém (PA), e montar um álbum fotográfico
resultante dessas modificações. Os objetivos incluem investigar a imagem como forma de
mediação com o mundo; produzir um modo de ver a cidade por meio da montagem visual e
resgatar nos arquivos do Balaio Santareno, de Emir Bemerguy, e na obra de autores locais,
histórias e acontecimentos sobre a cidade, conectando memórias associadas ao intervalo de
tempo entre as imagens. As fotografias do acervo mostram a orla urbana de Santarém (PA)
nas décadas de 1940 a 1970. Os mesmos lugares foram novamente fotografados, resultando
em imagens comparativas com um olhar do passado, nas fotografias de Vidal Bemerguy, e
um olhar contemporâneo, com intervalo de tempo de cerca de 50 anos. A investigação
questiona qual é a cidade que temos atualmente, ao alcance dos olhos, e os acontecimentos
que levaram a esse desenho. O ver por imagens e a sua utilização como resultado, e não
somente como suporte da pesquisa, é o que se propõe, sob a luz de autores que refletem sobre
o ato de olhar e o processo de apreensão do mundo pela imaginação, e que tratam a imagem
técnica (fotografia) como um meio de produzir novas formas de ver. A montagem como
recurso metodológico permite o resultado aberto ao expectador na construção de sua própria
imagem da cidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | Interdisciplinar | pt_BR |
dc.creator | BEMERGUY, Lila Rosa de Sousa | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Sociedade | pt_BR |