dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Ednea Nascimento de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T20:51:34Z | |
dc.date.available | 2023-02-03T20:51:34Z | |
dc.date.issued | 2021-11-16 | |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Regiane Leite Corrêa. Gestão e ordenamento: a execução dos investimento do PAC nos Rios Madeira e Tapajós. Orientadora: Ednea Nascimento de Carvalho. 2021. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica, Instituto de Ciências da Sociedade, Programa de Pós Graduação em Ciências da Sociedade, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/802 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/802 | |
dc.description.abstract | The large enterprises in the Amazônia that commonly originate from development
plans created by public agents, are often central points of great discussions, as they
arouse interest in various segments of society. Looking at past events and even the
execution of large current projects, he realizes that the most relevant projects for the
region, benefit capital holders more than the local population itself. This research has
as main objective to analyze the environmental and socioeconomic effects of the
waterway transport works implemented by PAC in the Amazon, for this it sought to
identify how the territorial planning is projected in the PAC waterway investment
plans, to understand the public policies arising from the carrying out the PAC works
in the region and assessing how these investments impacted and will impact on the
region's environmental and socioeconomic development. The area covered by the
survey is located mainly on the Madeira River and Tapajós-Teles Pires. Using the
technique of content analysis, with qualitative and quantitative characteristics, in
order to describe the policies proposed by the PAC and demonstrate the relationship
between the Amazon and the river and how the introduction of new tactics in the
environment affects the territory and finally demonstrated a analysis of simple linear
correlation of the investments made by the PAC in waterways with the tons of
products drained by the Amazonian waterways, in a descriptive and comparative way
of the secondary data extracted mainly from public documents of the federal
government. Among the main results found, 62 municipalities in the Legal Amazon
would be affected by the construction works of waterway terminals or by the widening
of the navigability of the Amazônas River, Madeira, Tocantins and Tapajós corridors.
Also perceiving a moderate relationship between PAC investments in waterways and
the flow of production on inland waterways. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject | Hidrovia | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | PAC | pt_BR |
dc.title | Gestão e ordenamento: a execução dos investimento do PAC nos Rios Madeira e Tapajós | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7380318576757207 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os grandes empreendimentos na Amazônia que comumente originam-se a partir de
planos desenvolvimentistas criados por agentes públicos, frequentemente são
pontos centrais de grandes discussões, por despertar interesse em vários
segmentos da sociedade. Observando os eventos passados e até a execução de
grandes projetos atuais, percebe que os projetos mais relevantes para a região,
beneficiam mais os detentores de capital do que a própria população local. Esta
pesquisa tem como principal objetivo analisar os efeitos ambientais e
socioeconômicos das obras de transporte hidroviário implementadas pelo PAC na
Amazônia, para isso buscou identificar de que maneira se projeta o ordenamento
territorial nos planos de investimentos em hidrovias do PAC, compreender as
políticas públicas advindas da realização das obras do PAC na região e avaliar de
que forma esses investimentos impactaram e impactarão no desenvolvimento
ambiental e socioeconômico da região. A área abrangida pela pesquisa situa-se
principalmente no Rio Madeira e Tapajós-Teles Pires. Utilizando a técnica de análise
de conteúdo, com características qualitativa e quantitativa, com a finalidade de
descrever as políticas proposta pelo PAC e demonstrar as relações do amazônida
com o rio e como a introdução de novas táticas no ambiente afetam o território e por
fim demonstrou uma análise de correlação linear simples dos investimentos
executados do PAC em hidrovias com as toneladas de produtos escoados pelas vias
navegáveis da Amazônia, de forma descritiva e comparativa dos dados secundários
extraídos principalmente de documentos públicos do governo federal. Dentre os
principais resultados encontrados tem-se que 62 municípios na Amazônia Legal
seriam afetados pelas obras de construção de terminais hidroviários ou pela
ampliação da navegabilidade dos corredores do rio Amazonas, Madeira, Tocantins e
Tapajós. Percebendo, ainda, uma moderada relação dos investimentos do PAC em
hidrovias com o escoamento da produção nas vias de navegação por interior. | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Estratégias de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. | pt_BR |
dc.creator | RAMALHO, Regiane Leite Corrêa | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Sociedade | pt_BR |