Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.date.accessioned2023-07-26T21:10:27Z
dc.date.available2023-07-26T21:10:27Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCARNEIRO, Denize de Souza (org.). Nós por nós: histórias de vida de lideranças. Santarém: UFOPA, 2020. ISBN: 978-65-88512-09-8. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1035 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-88512-09-8pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1035
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUFOPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectLiderançaspt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectMundurukupt_BR
dc.subjectWai Waipt_BR
dc.titleNós por nós: histórias de vida de liderançaspt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoOs textos reunidos no livro “Nós por nós: histórias de vida de lideranças indígenas” nos possibilitam imaginar novas formas de produção de conhecimento no contexto universitário, a partir do trabalho desenvolvido junto a estudantes de grupos minoritários que até bem pouco tempo eram colocados à margem das instituições de ensino superior: os povos indígenas. Buscando narrativas de lideranças e tratando de histórias de vida como objeto de pesquisa, os estudantes Munduruku e Wai Wai compõem a trajetória desses sujeitos, ao mesmo tempo em que nos oferecem uma reflexão importante, da perspectiva das lideranças, sobre temas que se entrelaçam em suas histórias individuais e coletivas, como os impactos socioambientais do garimpo no rio Tapajós; o contato com missionários pelos grupos Karib da Calha Norte; o processo de expansão da escolarização nas aldeias ou o deslocamento para as cidades em busca de estudo ou trabalho; e as expectativas das aldeias com relação aos jovens indígenas nas universidades. Entre as lideranças escolhidas para o trabalho, algumas são mais velhas, com papeis políticos importantes em suas aldeias; outras são jovens lideranças que atuam como mediadores e articuladores nas relações aldeias-cidades. Muitas delas, não por acaso, estão ou estiveram nas universidades e algumas ocupam cargos em órgãos públicos ligados à política indigenista ou aos setores de educação e saúde. Além da importante valorização das lideranças indígenas e suas lutas, e de ser uma ferramenta de produção de saberes para os estudantes indígenas na Ufopa, este livro deve ser visto como uma experiência muito exitosa de pensar e executar propostas alternativas de avaliação no meio acadêmico, muitas vezes fechadas numa visão focada em formas canônicas pré-fabricadas – as resenhas, as provas, os seminários, que têm sua importância, mas podem funcionar de maneira engessada e pouco preocupada com os processos de aprendizagem e criação dos estudantes – para trabalhar com a perspectiva da autoria indígena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Denize de Souza


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto