Itens para a visualização no momento 1-6 of 6

    • Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica 

      http://lattes.cnpq.br/4588270641769616; MIRANDA, Débora Santos (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAPRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2022-04-19)
      This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric electrical discharges with a regional Amazonian ...
    • Ensino do centro de massa por meio de ciclos de modelagem de atividades experimentais 

      http://lattes.cnpq.br/9807634832961031; SILVA, Jorge Carlos (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2020-10-31)
      In this work, we present some conceptions and the modeling cycles of authors such as: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salete Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa, Werle de Almeida and Adilson Oliveira. The ...
    • Instrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquo 

      http://lattes.cnpq.br/0475443171747594; MELO, Paulo Renato Carvalho (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAPró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, 2023-05-18)
      This work demonstrates, in a simple and clear way, how the use of Arduino in education can build scientific knowledge from the student's everyday life through instrumentation. As Arduino has a low cost and also libraries ...
    • Proposta de unidade de ensino potencialmente significativa em radiação do corpo negro e efeito fotoelétrico 

      http://lattes.cnpq.br/8522116938295975; SOUSA, Haylan Cleiton Monteles de (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaUFOPAPró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, 2023-05-18)
      Several works in the literature describe the diffiulties that students, specifially of high school, face when approaching the contents of the discipline of Physics. Among these, those related to Modern Physics, due to ...
    • Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo 

      CARNEIRO, Diego Maciel (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2020-03-13)
      This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial ...
    • A Teoria da relatividade restrita de Einstein no primeiro ano do ensino médio: utilizando o lúdico no processo de ensino-aprendizagem 

      http://lattes.cnpq.br/2190253613894283; MARINOS, Nicolas Apostolos (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2020-02-01)
      This paper, “Einstein’s Restricted Relativity Theory In The First Year Of High School: Using The Playfulness In The Learning Teaching Process”, presents an educational proposal to explain Einstein’s constrained theory ...