dc.contributor.advisor1 | COSTA, Sinara Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T21:41:45Z | |
dc.date.available | 2023-11-06T21:41:45Z | |
dc.date.issued | 2023-01-25 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Luclecia Patrocinio de. Leitura e escrita na educação infantil: análise dos vídeos divulgados na plataforma do Youtube. Orientadora: Sinara Almeida da Costa. 2023. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1164 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1164 | |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the statements found in videos published on the
YouTube platform that present the theme of reading and writing in early childhood
education. Specifically, it is intended to identify in the speeches of the
interlocutors to whom the verbal contents are intended; point out the most and
least viewed videos, pointing out their contents and possible social
repercussions, either at school or in the community in general and reflect on the
possible understandings in relation to writing based on the statements. The
theoretical assumptions of the study are based on the ideas of Vygotsky (1931,
1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018) and authors who approach the
theme from the Historical-Cultural Theory-THC, such as Mukhina (1995) and
Mello (1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021), that bring discussions about
the complex process of acquisition of writing by the child. From a methodological
point of view, this is an exploratory research based on the analysis of the
statements found in the videos published on the YouTube platform. The videos
considered suitable for this study followed the following criteria: being Brazilian,
explanatory and addressing reading and writing in early childhood education
directly or indirectly. Through the analyses, it was verified that the videos do not
have any restrictions, that is, anyone can watch and replicate, their contents are
intended for teachers, parents and children, focusing on reading and writing in
early childhood education . As for the videos with a growing number of views,
they are not presented by teachers or any other education professional,
unfortunately the interlocutors are health professionals, such as: physiotherapist,
neuropsychopedagogue and psychopedagogue. On the other hand, the videos
that deal with the theory of reading and writing have few views. In view of this, it
is necessary to understand reading and writing, beyond its mechanical aspects,
as a complex cultural element, being a fundamental instrument for human
development. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Youtube | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita na educação infantil: análise dos vídeos divulgados na plataforma do Youtube | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9266447192360135 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4985156340614183 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar os enunciados encontrados em
vídeos publicados na plataforma do Youtube que apresentem o tema leitura e
escrita na educação infantil. Especificamente, pretende-se identificar nas falas
dos interlocutores a quem se destinam os conteúdos verbais; apontar os vídeos
mais e menos visualizados apontando seus conteúdos e possíveis repercussões
sociais, seja na escola ou na comunidade em geral e refletir sobre os possíveis
entendimentos em relação à escrita a partir dos enunciados. Os pressupostos
teóricos do estudo estão fundamentados nas ideias de Vigotski (1931,
1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018) e de autores que abordam o
tema a partir da Teoria Histórico-cultural- THC, tais como Mukhina (1995) e Mello
(1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021), que trazem discussões sobre o
complexo processo de aquisição da escrita pela criança. Do ponto de vista
metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória a partir da
análise das falas encontradas nos vídeos publicados na plataforma do Youtube.
Os vídeos considerados aptos para esse estudo, transcorreram seguindo os
seguintes critérios: serem brasileiros, explicativos e que abordassem a leitura e
escrita na educação infantil de forma direta ou indireta. Por meio das análises,
verificou-se que os vídeos não possuem nenhuma restrição, ou seja, qualquer
pessoa pode assistir e replicar, seus conteúdos são destinados aos professores,
aos pais e às crianças, tendo como foco a leitura e a escrita na educação infantil.
Já os vídeos com crescente número de visualização não são apresentados por
professores ou por qualquer outro profissional da educação, infelizmente os
interlocutores são profissionais da saúde, como: fisioterapeuta,
neuropsicopedagoga e psicopedagoga. Por outro lado, os vídeos que tratam a
teoria da leitura e da escrita, computam poucas visualizações. À vista disso, fazse necessária uma compreensão da leitura e escrita, para além dos seus
aspectos mecânicos, como elemento cultural complexo, sendo um instrumento
fundamental para o desenvolvimento humano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | Conhecimento e Formação na Educação Escolar | pt_BR |
dc.creator | JESUS, Luclecia Patrocinio de | |