Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1PACHECO, Terezinha de Jesus Dias
dc.date.accessioned2024-01-24T21:48:14Z
dc.date.available2024-01-24T21:48:14Z
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationMARINHO, Janice Correa; LIMA, José Ribamar Alves de. As adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidos. Orientador: Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 2012. 45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285
dc.description.abstractThe aim of this work was to examine whether students PARFOR of Óbidos UFOPA they are doing Integrated Degree in Mathematics and Physics are being formed for the area of their professional activities. This work is necessary because even doing a degree course there are teachers who do not work with math and it seemed to us an inadequate situation for the training of these teachers. For this, we rely on theoretical as Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman and others. To collect data did field research as a tool using the semi-structured questionnaire with teachers studying Integrated Degree Course in UFOPA. In addition to having attended the meetings of the State Forum to Support Teacher Training for Basic Education of the State of Pará to better understand all this systematic program. What we conclude is that the teacher training through PARFOR track a path to the exercise of good teaching, but still need to overcome some obstacles themselves who choose the profession of being a teacher.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPARFORpt_BR
dc.subjectUFOPApt_BR
dc.subjectMatemática e Físicapt_BR
dc.titleAs adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683178325807814pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho foi averiguar se os alunos do PARFOR de Óbidos da UFOPA que estão fazendo a Licenciatura Integrada em Matemática e Física estão sendo formados para a área de sua atuação profissional. Esse trabalho se faz necessário porque mesmo fazendo um curso superior há professores que, não trabalham com a Matemática e isso nos pareceu uma situação inadequada para a formação desses professores. Para isso, nos apoiamos em teóricos como: Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman entre outros. Para levantar dados fizemos uma pesquisa de campo utilizando como instrumento o questionário semiestruturado com os professores que estudam o Curso de Licenciatura Integrada na UFOPA. Além de termos assistidos a reuniões do Fórum Estadual de Apoio a Formação Docente da Educação Básica do Estado do Pará para melhor entender toda sistemática desse programa. O que concluímos é que a formação de professores através do PARFOR trilha um caminho para o exercício de um bom magistério, porém ainda será necessário ultrapassar alguns entraves próprios de quem escolhe a profissão de ser professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorMARINHO, Janice Correa
dc.creatorLIMA, José Ribamar Alves de
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples