dc.contributor.advisor1 | PACHECO, Terezinha de Jesus Dias | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T21:48:14Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T21:48:14Z | |
dc.date.issued | 2012-02-24 | |
dc.identifier.citation | MARINHO, Janice Correa; LIMA, José Ribamar Alves de. As adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidos. Orientador: Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 2012. 45 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1285 | |
dc.description.abstract | The aim of this work was to examine whether students PARFOR of Óbidos UFOPA
they are doing Integrated Degree in Mathematics and Physics are being formed for
the area of their professional activities. This work is necessary because even doing a
degree course there are teachers who do not work with math and it seemed to us an
inadequate situation for the training of these teachers. For this, we rely on theoretical
as Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman and others. To collect data
did field research as a tool using the semi-structured questionnaire with teachers
studying Integrated Degree Course in UFOPA. In addition to having attended the
meetings of the State Forum to Support Teacher Training for Basic Education of the
State of Pará to better understand all this systematic program. What we conclude is
that the teacher training through PARFOR track a path to the exercise of good
teaching, but still need to overcome some obstacles themselves who choose the
profession of being a teacher. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PARFOR | pt_BR |
dc.subject | UFOPA | pt_BR |
dc.subject | Matemática e Física | pt_BR |
dc.title | As adequações/inadequações na formação profissional dos alunos do parfor do curso de licenciatura integrada em matemática e física no Município de Óbidos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3683178325807814 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho foi averiguar se os alunos do PARFOR de Óbidos da
UFOPA que estão fazendo a Licenciatura Integrada em Matemática e Física estão
sendo formados para a área de sua atuação profissional. Esse trabalho se faz
necessário porque mesmo fazendo um curso superior há professores que, não
trabalham com a Matemática e isso nos pareceu uma situação inadequada para a
formação desses professores. Para isso, nos apoiamos em teóricos como:
Romanovschi, Cury, Eraut, Fullam, Garcia, Huberman entre outros. Para levantar
dados fizemos uma pesquisa de campo utilizando como instrumento o questionário
semiestruturado com os professores que estudam o Curso de Licenciatura Integrada
na UFOPA. Além de termos assistidos a reuniões do Fórum Estadual de Apoio a
Formação Docente da Educação Básica do Estado do Pará para melhor entender
toda sistemática desse programa. O que concluímos é que a formação de
professores através do PARFOR trilha um caminho para o exercício de um bom
magistério, porém ainda será necessário ultrapassar alguns entraves próprios de
quem escolhe a profissão de ser professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | MARINHO, Janice Correa | |
dc.creator | LIMA, José Ribamar Alves de | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |