Show simple item record

dc.contributor.advisor1CARVALHO, Hamilton Cunha de
dc.date.accessioned2024-01-31T20:40:47Z
dc.date.available2024-01-31T20:40:47Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationOLIVETTO, Marcos Paulo Silva. Quatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passo. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327
dc.description.abstractSignificantly presenting the four mathematical operations in primary education is not a trivial task for some teachers, especially in the initial grades where this responsibility is conditioned to the teacher teachers who teach the mathematical fundamentals of basic operations. In this sense, we will present the step-by-step of the four operations and discuss some practical algorithms, that is, practical arguments that allow the justification of doing algorithms with the objective of offering arguments, justifications and conceptual tools that the teacher can use at the moment of presentation , to its students, the four operations. The objective of this work is to construct arguments that contribute significantly to the understanding of the algorithm of the four basic operations, inferring meaning or meaning of the why the procedures conventionally used in the classroom are valid. It is not in our interest to perform any kind of mathematical demonstration in the development of algorithms, but rather to provide learning that surrounds learning by assigning meaning. In this way, each section of this work will be presented, unifying the conventional model with the differentiated form, emphasizing that the union of what is already used in basic education with the justifications and justifications can be efficient in the better understanding of the contents related to the four basic operations and in the construction of a more solid mathematical foundation.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuatro operaçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAtribuir significadopt_BR
dc.titleQuatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032582049201260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1744251734923415pt_BR
dc.description.resumoApresentar significativamente as quatros operações matemáticas no ensino básico não é uma tarefa trivial para alguns professores, principalmente nas séries iniciais em que essa responsabilidade é condicionada aos professores pedagogos que ensinam as fundamentações matemáticas das operações básicas. Neste sentido, apresentaremos o passo a passo das quatro operações e discutiremos alguns algoritmos práticos, isto é, argumentos práticos que possibilitam a justificativa do fazer algoritmos com o objetivo de oferecer argumentos, justificativas e ferramentas conceituais que o professor poderá utilizar no momento em que apresentará, aos seus educandos, as quatro operações. O objetivo deste trabalho consiste em construir argumentações que contribuam significativamente no entendimento do algoritmo das quatro operações básicas, inferindo sentido ou significado dos porquês são válidos os procedimentos convencionalmente utilizados em sala de aula. Não é de nosso interesse realizar quaisquer tipos de demonstração matemática no desenvolvimento dos algoritmos, mas sim, proporcionar uma aprendizagem que circunde o aprender atribuindo significado. Dessa forma, cada seção deste trabalho será apresentada unificando o modelo convencional com a forma diferenciada, ressaltando que a união do que já é empregado no ensino básico com as fundamentações e suas justificativas podem ser eficientes na melhor compreensão do conteúdo referente as quatro operações básicas e na construção de um embasamento matemático mais sólido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorOLIVETTO, Marcos Paulo Silva
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record