dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, Hamilton Cunha de | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T20:40:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T20:40:47Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | OLIVETTO, Marcos Paulo Silva. Quatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passo. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1327 | |
dc.description.abstract | Significantly presenting the four mathematical operations in primary education is not a
trivial task for some teachers, especially in the initial grades where this responsibility is
conditioned to the teacher teachers who teach the mathematical fundamentals of basic
operations. In this sense, we will present the step-by-step of the four operations and discuss
some practical algorithms, that is, practical arguments that allow the justification of doing
algorithms with the objective of offering arguments, justifications and conceptual tools that the
teacher can use at the moment of presentation , to its students, the four operations. The objective
of this work is to construct arguments that contribute significantly to the understanding of the
algorithm of the four basic operations, inferring meaning or meaning of the why the procedures
conventionally used in the classroom are valid. It is not in our interest to perform any kind of
mathematical demonstration in the development of algorithms, but rather to provide learning
that surrounds learning by assigning meaning. In this way, each section of this work will be
presented, unifying the conventional model with the differentiated form, emphasizing that the
union of what is already used in basic education with the justifications and justifications can be
efficient in the better understanding of the contents related to the four basic operations and in
the construction of a more solid mathematical foundation. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quatro operações | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Atribuir significado | pt_BR |
dc.title | Quatro Operações: os Porquês por Trás do Passo a Passo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0032582049201260 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1744251734923415 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentar significativamente as quatros operações matemáticas no ensino básico não
é uma tarefa trivial para alguns professores, principalmente nas séries iniciais em que essa
responsabilidade é condicionada aos professores pedagogos que ensinam as fundamentações
matemáticas das operações básicas. Neste sentido, apresentaremos o passo a passo das quatro
operações e discutiremos alguns algoritmos práticos, isto é, argumentos práticos que
possibilitam a justificativa do fazer algoritmos com o objetivo de oferecer argumentos,
justificativas e ferramentas conceituais que o professor poderá utilizar no momento em que
apresentará, aos seus educandos, as quatro operações. O objetivo deste trabalho consiste em
construir argumentações que contribuam significativamente no entendimento do algoritmo das
quatro operações básicas, inferindo sentido ou significado dos porquês são válidos os
procedimentos convencionalmente utilizados em sala de aula. Não é de nosso interesse realizar
quaisquer tipos de demonstração matemática no desenvolvimento dos algoritmos, mas sim,
proporcionar uma aprendizagem que circunde o aprender atribuindo significado. Dessa forma,
cada seção deste trabalho será apresentada unificando o modelo convencional com a forma
diferenciada, ressaltando que a união do que já é empregado no ensino básico com as
fundamentações e suas justificativas podem ser eficientes na melhor compreensão do conteúdo
referente as quatro operações básicas e na construção de um embasamento matemático mais
sólido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | OLIVETTO, Marcos Paulo Silva | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |