Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos
dc.date.accessioned2024-01-31T20:41:07Z
dc.date.available2024-01-31T20:41:07Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCATIVO, Daniele Mousinho. Reflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de física. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida Santos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329
dc.description.abstractThe contemporary challenge is to seek alternative educational practices to mitigate the impacts of students' learning deficits, especially in the discipline of Physics. Therefore, there is a need to analyze current pedagogical practices. Thus, the present work has the general objective of analyzing selected articles about the model tool in the teaching of Physics with an approach within the school environment, having as specific objectives to understand how Physics has been worked within the classroom by teachers, and to discuss the articles with an emphasis on results, listing their contributions to the formation of scientific knowledge. The methodology of the work was based on a systematic bibliographical review in which two databases were used for the selection of articles. In this way, the results obtained in the discussions of the articles were: the social interaction between teacher/student, interdisciplinarity, in addition to the teacher having the pleasure of conducting a class with a didactic resource (model), thus having a dynamic and productive class.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Educacionaispt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleReflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722953469624763pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382782107751169pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2871-7631pt_BR
dc.description.resumoO desafio contemporâneo é buscar alternativas de práticas educacionais para amenizar os impactos de défices da aprendizagem dos discentes, principalmente na disciplina de Física. Diante disso, observa-se a necessidade de analisar práticas pedagógicas vigentes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar artigos selecionados acerca da ferramenta maquete no ensino de Física com abordagem dentro do ambiente escolar, tendo como objetivos específicos compreender como a Física vem sendo trabalhada dentro de sala de aula pelos professores, e discutir os artigos com ênfase nos resultados, elencando-se as suas contribuições na formação do conhecimento científico. A metodologia do trabalho foi baseada em revisão bibliográfica sistemática na qual foram utilizadas duas bases de dados para seleção dos artigos. Dessa forma, os resultados obtidos nas discussões dos artigos foram: a interação social entre professor/ aluno, a interdisciplinaridade, além do professor ter o prazer de realizar uma aula com recurso didático (maquete), assim tendo uma aula dinâmica e produtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorCATIVO, Daniele Mousinho
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples