dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Lilian Cristiane Almeida dos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T20:41:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T20:41:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CATIVO, Daniele Mousinho. Reflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de física. Orientadora: Lilian Cristiane Almeida Santos. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1329 | |
dc.description.abstract | The contemporary challenge is to seek alternative educational practices to mitigate the
impacts of students' learning deficits, especially in the discipline of Physics. Therefore,
there is a need to analyze current pedagogical practices. Thus, the present work has the
general objective of analyzing selected articles about the model tool in the teaching of
Physics with an approach within the school environment, having as specific objectives to
understand how Physics has been worked within the classroom by teachers, and to discuss
the articles with an emphasis on results, listing their contributions to the formation of
scientific knowledge. The methodology of the work was based on a systematic
bibliographical review in which two databases were used for the selection of articles. In
this way, the results obtained in the discussions of the articles were: the social interaction
between teacher/student, interdisciplinarity, in addition to the teacher having the pleasure
of conducting a class with a didactic resource (model), thus having a dynamic and
productive class. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Maquete | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Reflexão acerca do uso da maquete como uma estratégia didática para o ensino de física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1722953469624763 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7382782107751169 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2871-7631 | pt_BR |
dc.description.resumo | O desafio contemporâneo é buscar alternativas de práticas educacionais para amenizar os
impactos de défices da aprendizagem dos discentes, principalmente na disciplina de
Física. Diante disso, observa-se a necessidade de analisar práticas pedagógicas vigentes.
Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar artigos selecionados acerca
da ferramenta maquete no ensino de Física com abordagem dentro do ambiente escolar,
tendo como objetivos específicos compreender como a Física vem sendo trabalhada
dentro de sala de aula pelos professores, e discutir os artigos com ênfase nos resultados,
elencando-se as suas contribuições na formação do conhecimento científico. A
metodologia do trabalho foi baseada em revisão bibliográfica sistemática na qual foram
utilizadas duas bases de dados para seleção dos artigos. Dessa forma, os resultados
obtidos nas discussões dos artigos foram: a interação social entre professor/ aluno, a
interdisciplinaridade, além do professor ter o prazer de realizar uma aula com recurso
didático (maquete), assim tendo uma aula dinâmica e produtiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | CATIVO, Daniele Mousinho | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |