Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1XAVIER, Aldenize Ruela
dc.date.accessioned2021-02-28T19:21:01Z
dc.date.available2021-02-28T19:21:01Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationNORONHA, Gilmar Cardoso de. Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/405
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemática – método de ensinopt_BR
dc.subjectEstatística – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.titleContribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básicapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoSaber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisálos são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorNORONHA, Gilmar Cardoso de
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto