dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Claudir | |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T22:21:30Z | |
dc.date.available | 2022-06-01T22:21:30Z | |
dc.date.issued | 2020-12-21 | |
dc.identifier.citation | Feitosa, Carlos Cesar Maia. Uma análise das ações realizadas na Escola Estadual Frei Othmar em Santarém-PA e os reflexos dos resultados do aprendizado no SAEB, nas turmas de 9º ano. Feitosa, Carlos Cesar Maia. 2020. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/670 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/670 | |
dc.description.abstract | Large-scale assessments have been present in Brazilian schools for 30 years, and
through these, along with other indicators, each school receives an index that indicates
its development, thus showing whether the works are achieving the desired effects or
not. The results of these assessments are made available for schools in the country to
use in order to adopt strategies that aim to improve their performance. Thus, this work
addresses a study on the possibilities, with emphasis on SAEB, of using its results to
improve the teaching and learning process in the 9th grade classes, at the State School
of Elementary and High School Frei Othmar in the city of Santarém-Pa. The objective
is to analyze the actions taken at the school as a strategy to obtain improvements in
the educational indicators of the school. The results pointed out in this work refer to
the use of internal diagnostic evaluations and pedagogical practices of the school. The
aim is to emphasize to the school community that the results of these assessments
can be used as work tools and, in addition, contribute to overcome knowledge learning
deficiencies at all levels of education. With the analysis of the school's results, consid ering the external evaluation to which it has been submitted and analyzing through a
historical series, there are signs of positive results resulting from the actions taken. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma análise das ações realizadas na Escola Estadual Frei Othmar em Santarém-PA e os reflexos dos resultados do aprendizado no SAEB, nas turmas de 9º ano | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3772553905906256 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2524211626235519 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9451-9089 | pt_BR |
dc.description.resumo | As avaliações em larga escala são realidades presente nas escolas brasileiras há 30
anos, e através destas, juntamente com outros indicadores, cada escola recebe um
índice que indica seu desenvolvimento, mostrando assim se os trabalhos estão
alcançando ou não os efeitos desejados. Os resultados destas avaliações são
disponibilizados para que escolas do país utilizem com finalidade de adotar
estratégias que visam melhorar seus desempenhos. Dessa forma, este trabalho
aborda um estudo sobre as possibilidades, com ênfase ao SAEB, de uso de seus
resultados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 9º ano,
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Othmar na cidade de
Santarém-PA. O objetivo é fazer uma análise sobre as ações adotadas na escola
como estratégia de obter melhorias nos indicadores educacionais desta. Os
resultados apontados neste trabalho referem-se ao uso de avaliações diagnósticas
internas e práticas pedagógicas da escola. Almeja-se com isso, enfatizar à
comunidade escolar que os resultados destas avaliações podem ser utilizados como
ferramentas de trabalho e, além disso, contribuem para superar deficiências de
aprendizagem do conhecimento em todos os níveis de ensino. Com a análise dos
resultados da escola, considerando a avaliação externa a que vem sendo submetida
e analisando por meio de série histórica, verifica-se indícios de resultados positivos
decorrentes das ações realizadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | FEITOSA, Carlos Cesar Maia | |
dc.publisher.department | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | pt_BR |