dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Claudir | |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T23:31:17Z | |
dc.date.available | 2022-06-01T23:31:17Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.identifier.citation | ROCHA NETO, José. Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética. 2022. 71f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/672 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/672 | |
dc.description.abstract | The teaching of mathematics has presented over the years some problems of coher ence, empathy, understanding, applicability, among others, becoming the target of ex ecution, research, interventions and proposals in order to try to solve such problems.
In this sense, one of the possibilities for study and intervention in working with mathe matics in formal education is to know the students' prior knowledge before starting
specific activities of a given year/grade in order to have a parameter of how the student
is being received and thus being able to plan the most important actions that meet your
real needs. In this context, this work sought to conduct a survey on prior knowledge of
the Decimal Numbering System and the four fundamental operations of arithmetic, not
aiming to identify the main problems related to understanding the issues and thus plan ning actions for the necessary teaching process as soon as achieve more learning
results that enable the improvement of the mathematics learning process. Thus, qual itative research was started with 6th grade students in a public school in Vitória do
Xingu-PA. For this, a study was carried out on the data obtained through applied ques tions, highlighting not only the analysis of the solutions but also the difficulties encoun tered in this process, so that it was specifically sought to know, describe and analyze
this prior knowledge, aiming to have a parameter of how students are leaving the 5th
year and entering the 6th year of elementary school, considering the differences be tween the two levels of education. Thus, it was detected, in general terms, that the
students showed several difficulties in understanding and using the topic under study
as a result of several factors, mainly because they are unaware of fundamental ele ments related to this knowledge, which requires an intervention that permeates the
diagnosis, of teachers and the applicability of this knowledge through innovative meth odologies and use of concrete materials. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos Prévios | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Numeração Decimal | pt_BR |
dc.subject | Quatro Operações | pt_BR |
dc.title | Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8720400945028047 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino da matemática tem apresentado ao longo dos anos alguns problemas de
coerência, de empatia, de compreensão, de aplicabilidade, dentre outros, tornando se alvo de discussões, de pesquisas, de intervenções e de proposições no sentido de
tentar solucionar tais problemas. Nesse sentido, uma das possibilidades de estudo e
intervenção quanto ao trabalho com a matemática na educação formal é conhecer os
conhecimentos prévios dos alunos antes de iniciar as atividades específicas de
determinado ano/série para se ter um parâmetro de como se está recebendo o aluno
e, assim, poder planejar ações mais significativas que atendam às suas reais
necessidades. Neste contexto, este trabalho buscou realizar uma sondagem sobre
os conhecimentos prévios do Sistema de Numeração Decimal e das quatro operações
fundamentais da aritmética, no intuito de identificar os principais problemas
relacionados a compreensão dos assuntos e assim planejar ações para o processo
de ensino visando assim alcançar resultados mais significativos que possibilitem a
melhora do processo aprendizagem da matemática. Dessa forma, iniciou-se uma
pesquisa de caráter qualitativo com alunos de 6º ano em uma escola pública do
município de Vitória do Xingu-PA. Para isso, foi feito um estudo sobre os dados obtidos
por meio de questões aplicadas, destacando não só a análise das resoluções como
também as dificuldades encontradas nesse processo, de modo em que buscou-se
especificamente conhecer, descrever e analisar esses conhecimentos prévios,
almejando ter um parâmetro de como os estudantes estão saindo do 5º ano e entrando
no 6º ano do ensino fundamental, considerando as diferenças entre os dois níveis de
ensino. Assim, detectou-se em linhas gerais que os estudantes demostraram diversas
dificuldades na compreensão e utilização do tema em estudo em consequência de
diversos fatores, principalmente por desconhecerem elementos fundamentais,
relacionados a este saber, o que requer uma intervenção que perpassa pelo
diagnóstico, formação de professores e pela aplicabilidade desses saberes por meio
de metodologias inovadoras e uso de materiais concretos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | ROCHA NETO, José | |
dc.publisher.department | INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO | pt_BR |