dc.contributor.advisor1 | COUTO, Hergos Ritor Fróes de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T19:38:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T19:38:24Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Jarleane Galvão. Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2021. 190 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803 | |
dc.description.abstract | Corporeality is an existential condition of human beings and leads us to discuss the
relevance of its approach in pedagogical practice. This research sought to understand
the relationship between the conceptions of body and corporeality of PE teachers in
elementary school II, from the plateau region in the city of Santarém-PA, with their
pedagogical teaching practices. The adopted methodology involved a bibliographic
review of scientific production on the subject of body and corporeality and field
research. For the production of data, generating questions that provoked in the
participants conceptions about the investigated phenomenon were used. This research
had the participation of 11 teachers graduated in Physical Education who work in
centers of Elementary School II, in the plateau, in the municipality of Santarém, state
of Pará. For the analysis, the Technique of Elaboration and Analysis of Units of
Meanings. The results showed that teachers attribute two conceptions to the body: one
that configures itself as dualist when making a dichotomy between body and mind, and
another that alludes to corporeality, although the latter is not clearly and specifically
presented in the reports of experiences of the Participants, however, pointed out
elements, traits that characterize the relationship between the body and its
surroundings in a perspective of preparing the student to act in society, relating the
experiences in Physical Education classes with their reality, seeking to perceive the
world, critically and citizenship. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5980945835027131 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4185846607001228 | pt_BR |
dc.description.resumo | A corporeidade é condição existencial do ser humano e nos leva a discutir sobre a
relevância de sua abordagem na prática pedagógica. Esta pesquisa buscou
compreender a relação entre as concepções de corpo e corporeidade dos professores
de EF escolar do ensino fundamental II, da região de planalto no município de
Santarém-PA, com suas práticas pedagógicas de ensino. A metodologia adotada
envolveu revisão bibliográfica da produção científica sobre a temática corpo e
corporeidade e pesquisa de campo. Para a produção de dados foram utilizadas
questões geradoras que provocassem nos participantes concepções a respeito do
fenômeno investigado. Esta pesquisa teve a participação de 11 professores
graduados em Educação Física que atuam em escolas polos no Ensino Fundamental
II, no planalto, no município de Santarém, estado do Pará. Para a análise, utilizou-se
a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Os resultados
evidenciaram que os professores atribuem ao corpo duas concepções: uma que se
configura como dualista ao fazerem dicotomia entre corpo e mente, e outra que alude
à corporeidade, ainda que esta última não se apresente de forma clara e especifica
nos relatos de experiências dos participantes, entretanto assinalaram elementos,
traços que a caracterizam na relação do corpo com o seu entorno numa perspectiva
de preparação do aluno para atuar na sociedade, relacionando as vivências nas aulas
de Educação Física com a sua realidade, procurando perceber o mundo, com
criticidade e cidadania. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | FORMAÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.creator | AMARAL, Jarleane Galvão. | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |