Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa-
dc.contributor.advisor1COSTA, Ana Maria Anjos Romba Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-06-19T19:45:58Z-
dc.date.available2023-06-19T19:45:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz. A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Orientadoras: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Ana Maria Anjos Romba Rodrigues da Costa.2022. 171f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia em cotutela com a Universidade Fernando Pessoa, Programa de Pós-graduação em Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbação da Linguagem., Porto, 2022. Disponivel em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1004-
dc.description.abstractThis study discusses the comparative visualization of the performance of Brazilian and Portuguese students in reading literacy in PISA assessments. The two countries operate the results as instruments for measuring educational quality. Between 2009 and 2018 we considered the time frame in this investigation. The research aimed to analyze the relationship between the PISA results in reading literacy in Brazil and Portugal, with the processes of educational improvements related to reading, in these countries. Data collection, in Brazil, covered consultations available on public portals, from Inep (official PISA reports), from QEdu Redes (Brazil), on the website of the School Census, the Federal Constitution of 1988, IBGE, LDB/96 , the PNE/2014 and in Portugal, the Ministry of Education and Science, the IAVE (official PISA reports), the OECD and others. It is an exploratory research (Gil, 2002), with bibliographical methodology. Theoretically, to reflect on reading and its different conceptions, we rely on Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998) , Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) and others. The option for the comparative method is justified because comparative education promotes an evaluative and prospective nature, favoring a more efficient identification in comparison of objects (Ferreira, 2008). We found that both Brazil and Portugal advanced in the scoring of reading scores in 2009 and 2018. We evidenced that the results of the last PISA, in Brazil, half of the evaluated students still did not reach the basics for reading comprehension, about 50% are in the level 2 of the reference matrix and in Portugal, 80% of students reach at least level 2 and with clear advances towards level 3. Brazil's reading score in this cycle reached 413 points, remaining below the students' score of the OECD with 487, presenting a difference of 74 points. Portugal obtained 492 points, surpassing the OECD students' score by 5 points. It was concluded that Brazilian public policies and PISA results have a fragile relationship with the improvement of Education; Public policies in Portugal have contributed to educational qualification. Further studies of comparative analyzes between countries participating in PISA on student performance in reading are suggested.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectPISApt_BR
dc.subjectLeitura no Brasilpt_BR
dc.subjectLeitura em Portugalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análi- se comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantespt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.description.resumoDisserta este estudo a visibilização comparativa do desempenho dos estudantes brasileiros e portugueses no letramento em leitura nas avaliações do PISA. Os dois países operam os resultados como instrumentos de aferição da qualidade educacional. Entre 2009 a 2018 consideramos o recorte de tempo nesta investigação. A pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre os resultados do PISA no letramento da leitura do Brasil e Portugal, com os processos de melhorias educacionais relativos à leitura, nos referidos países. A coleta de dados, no Brasil, percorreu consultas disponíveis nos portais públicos, do Inep (relatórios oficiais do PISA), do QEdu Redes(Brasil), no site do Censo Escolar, da Constituição Federal de 1988, do IBGE, da LDB/96, do PNE/2014 e em Portugal, no Ministério da Educação e Ciência, no IAVE (relatórios oficiais do PISA), na OCDE e outros. É uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com metodologia bibliográfica. Teoricamente, para refletir sobre a leitura e suas diferentes concepções, amparamos-nos em Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998), Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) e outros. Justifica-se a opção pelo método comparado em razão de a educação comparada promover uma natureza avaliativa e prospecta, favorecendo a identificação mais eficiente em comparação de objetos (Ferreira, 2008). Constatamos que tanto o Brasil quanto Portugal avançaram na pontuação das notas de leitura em 2009 e 2018. Evidenciamos que os resultados do último PISA, no Brasil, metade dos estudantes avaliados ainda não atingiram o básico para a compreensão leitora, cerca de 50% estão no nível 2 da matriz de referência e em Portugal, os estudantes alcançam 80%, pelo menos, o nível 2 e com evidentes avanços para o nível 3. A nota do Brasil em leitura neste ciclo chegou a 413 pontos, permanecendo abaixo da nota dos alunos da OCDE com 487, apresentando uma diferença de 74 pontos. Portugal obteve 492 pontos, ultrapassando em 5 pontos a nota dos alunos da OCDE. Concluiu-se que as políticas públicas brasileiras e os resultados do PISA apresentam relação fragilizada para a melhoria da Educação; Políticas públicas em Portugal têm contribuído para a qualificação educacional. Sugere-se mais estudos de análises comparadas entre países participantes do PISA sobre o desempenho dos alunos no domínio da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryPortugalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação na Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação na Amazônia (Doutorado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_AProficienciaEmLeitura.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.