Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1021
Título: Curso de Pedagogia: leituras formativas
metadata.dc.creator: COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa
CALIXTO, Hector Renan da Silveira
Palavras-chave: Educação;Pará;Pedagogia;Formação
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; CALIXTO, Hector Renan da Silveira (org.). Curso de Pedagogia: leituras formativas. Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-993583-7-1. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1021 Acesso em:
Resumo: Atravessamos tempos assustadoramente sombrios. Desde o final de 2019, quando o mundo inteiro se deparou com o surgimento da Covid-19 provocada por um vírus com avassalador poder de contágio, devido sua veloz transmissão, e alta letalidade em alguns grupos da população. Fato que impeliu as autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretarem, em março de 2020 após o registro de mortes em mais de 185 países, situação de pandemia mundial. Mesmo depois de um ano, o cenário mundial ainda é de agravamento da crise sanitária, provocada pela contaminação exponencial e descontrolada do vírus, e de progressiva ameaça à vida humana. As palavras de ordem do período são distanciamento e isolamento social, únicas medidas capazes de conter a transmissão enquanto a vacina não imunizar ao menos 70% da população, conjuntamente com o uso de máscara fora do ambiente doméstico. São ações que protegem, mas ao mesmo tempo, afetam profundamente a convivência nas diversas dimensões da sociedade, consequentemente, provocam significativas implicações para a dinâmica socioeconômica e política do planeta. O Brasil entrou oficialmente no circuito da pandemia e dos reflexos de seus avanços em final de fevereiro de 2020. De lá para cá, mais de 250.000 vidas foram ceifadas pela doença e o país se aproxima dos 10.000.000 de contaminados. Agudiza a crise a ausência de um governo capaz de minimamente organizar a sociedade para enfrentá-la e de propor mecanismos para mitigar seus efeitos prejudiciais. Ao contrário, atitudes públicas de negacionismo, deboche em relação ao uso de máscara e propaganda de remédios sem qualquer amparo científico, nos permitem reconhecer vivermos sob um desgoverno no país. Não seria impertinente considerarmos essa conjuntura uma crise dentro de outra crise... As escolas, como todos os espaços de convivência coletiva, foram frontalmente atingidas pela pandemia e surpreendidas pelas medidas de distanciamento e isolamento social, tendo suas atividades presenciais cessadas quando a iminente propagação descontrolada do vírus foi admitida pelas autoridades.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1021
ISBN: 978-65-993583-7-1
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_CursodePedagogiaLeituras.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons