Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1022
Título : Educação e realidade amazônica - volume 4
metadata.dc.creator: COLARES, Anselmo Alencar
COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa
Palabras clave : Educação;Amazônia
Fecha de publicación : 2021
Editorial : UFOPA
Citación : COLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa (org.). Educação e realidade amazônica, v.4. Santarém, UFOPA, 2019. ISBN: 978-85-65791-42-7. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1022 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Tratar de temas educacionais, em especial nas realidades amazônicas, requer um rigor científico, teórico metodológico e epistemológico, aspectos observados pelos autores e autoras dos diversos artigos que compõem a presente obra, embora cada um e cada uma não deixem de expressar suas visões e reflexões, a partir dos seus olhares amazônicos, quando retratam as especificidades, as culturas, as diversas formas de ver as histórias e os fenômenos educativos aqui narrados e apresentados em diversas temáticas. Assim, descrevem como foi o processo histórico de ocupação da Amazônia, conferindo-lhe pluralidades, que não lhe cabe chamar de Amazônia, mas “Amazônias”, dada sua diversidade, bem como, as diferenciadas formas de lhe conferir um ideário exótico, edênico e selvagem, com base em ideologias eurocêntricas capitalistas, tanto fora, quanto dentro da própria região, que às vezes desvaloriza o povo que lá vive. Assim, os autores apontam que é necessário construir e até mesmo re-construir literaturas locais como elementos de desmistificação dos povos amazônicos e lhes possibilitem formas de emancipação. Outro elemento presente nesta obra é o destaque para a forma que a Amazônia foi divulgada, como promessa de prosperidade que, exerceu um efeito fascinador sobre milhares de migrantes atraídos pelo “canto da sereia”, contudo, a prosperidade e o enriquecimento ocorreram para poucos, pois, para a maioria, de fato, ocorreu a multiplicação da pobreza, a partir de um modelo desequilibrado e precário de urbanização crescente, cuja base econômica manteve-se atrelada ao extrativismo e à agricultura de subsistência, enquanto modos de produção pre-dominantes para os povos que foram alijados dos grandes projetos econômicos voltados para a região.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1022
ISBN : 978-85-65791-42-7
Aparece en las colecciones: ICED - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Livro_EducacaoeRealidadeAmazonica.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons