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Título: Educação de jovens e adultos no MEB e MOBRAL em Santarém-PA (1960 – 1980): história, sujeitos e práticas pedagógicas
metadata.dc.creator: SOUSA, Danubia Caetano de
RODRIGUES, Gilberto César Lopes
Palavras-chave: Educação;Jovens e Adultos;MEB;MOBRAL;Pedagogia
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: SOUSA, Danubia Caetano de; RODRIGUES, Gilberto César Lopes. Educação de jovens e adultos no MEB e MOBRAL em Santarém-PA (1960 – 1980): história, sujeitos e práticas pedagógicas. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-994437-4-9. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1023 Acesso em:
Resumo: O presente livro resultou de investigação sobre impactos na alfabetização de jovens e adultos, decorrente da aplicação dos projetos de alfabetização MEB – Movimento de Educação de Base e MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, no período temporal que compreende os anos de 1960 a 1980 na cidade de Santarém-PA. Além de apresentar a história desses programas, nos guiamos pela questão: O MEB e o MOBRAL contribuíram para a diminuição do analfabetismo em Santarém? Quais as diferenças entre os dois movimentos? Por que o MOBRAL foi lançado se já existia o MEB? Tais recortes cronológico, espacial e epistêmicos visaram guiar a investigação, pois que colocou como referência a efetivação dos dois projetos, suas práticas de alfabetização e o desenvolvimento dos dois movimentos educacionais no contexto histórico de transição entre democracia e ditadura militar. Como metodologia recorreu-se a análise documental (jornais, legislação e livros) em conjunto com o exame de dados coletados através de relados orais (entrevistas abertas e estruturadas). Os dados deram possibilidade de aprofundar e identificar como foi a instalação e o desenvolvimento dos dois movimentos alfabetizadores na cidade de Santarém-PA à luz do desenvolvimento deles no cenário nacional. O primeiro, o MEB, mais alinhados ao ideal de Paulo Freire no contexto do movimento nacional de ampla reforma de base democrática e autônoma procurando desenvolver no alfabetizando capacidade de leitura crítica e, o MOBRAL, como reelaboração do MEB pelo governo dos militares, pós golpe de 1964, para adaptar o MEB aos interesses da ditadura e seus financiadores e apoiadores que se viam ameaçados pelas reformas de base e pelo acesso ao conhecimento crítico que a metodologia de alfabetização do MEB representava.Após coleta e análise das informações identificou-se que o MEB deixou um legado positivo para a educação santarena, especialmente no que diz respeito aos métodos, que era focado em uma educação que proporcionasse ao indivíduo a autonomia, capacidade de decisão e consciência crítica. Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq/UFOPA “Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia”- ISSEAM e resulta de trabalho de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1023
ISBN: 978-65-994437-4-9
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