Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024
Título: | Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento |
metadata.dc.creator: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo PACÍFICO, Juracy Machado |
Palavras-chave: | Educação;Amazônia;Pesquisa |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas |
Citação: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; PACÍFICO, Juracy Machado (org.). Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento. Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-994437-0-1. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024 Acesso em: |
Resumo: | Como as águas de um rio não cansam no movimento em direção a outro sempre maior, também a obra intitulada Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento segue esse curso e percurso. Buscamos no poeta Thiago de Mello a inspiração para construir essa relação do rio com as pesquisas da Região Norte, em especial aquelas em desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Doutorado em Rede (EDUCANORTE/PGEDA). As proposituras dessa coletânea comparecem “Como um rio, que nasce de outros, saber seguir, junto com outros sendo e noutros se prolongando e construir o encontro com as águas grandes do oceano sem fim. Mudar em movimento, mas sem deixar de ser o mesmo ser que muda” (THIAGO DE MELLO, 1981). As pesquisas do Norte se juntam a outras e outras do Brasil, mas sem deixar de ressaltar suas especificidades. Mudar com a realidade em movimento... É assim que pensamos a pesquisa e seus desdobramentos. Não porque os tempos sejam propícios, mas, pelo contrário, vivemos tempos muito difíceis, tanto nos campos político e socioeconômico, como da saúde pública. Porém, os dilemas e obstáculos são por nós transformados em desafios a serem superados. Com isso, nossos estudos e pesquisas nesta coletânea buscam compreender, mas não só isso, visam também intervir nessa realidade em movimento. Assim, seguimos caminhando e agindo em prol de uma Educação para a Amazônia. A certeza que temos é a de que estamos permanentemente recomeçando e que sempre construiremos novos jeitos para conduzi-la. É o que podemos perceber nos textos que se seguem, como é o caso do primeiro capítulo, Universidade e sustentabilidade: um estado do conhecimento, de Gilvânia Plácido Braule e Tania Suely Azevedo Brasileiro, ao trazerem para o debate a sustentabilidade no campo educacional universitário de modo a sinalizar sua relevância para a sociedade do século XXI. Para as autoras, esse entendimento permeia estudos acadêmicos no Brasil e no mundo que se dedicaram a investigar a sustentabilidade na educação superior. Nos brindam com um estudo do tipo estado do conhecimento, construído pelo método de análise sistemática nas bases Scielo, Periódico da CAPES e Google Scholar. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024 |
ISBN: | 978-65-994437-0-1 |
Aparece nas coleções: | ICED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducacaoParaaAmazonia.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons