Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1025
Título: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Profmat – Ufopa 10 anos
metadata.dc.creator: TANAKA FILHO, Mario
Palavras-chave: Matemática;Licenciatura;Mestrado profissional
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: TANAKA FILHO, Mario (org.). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Profmat – Ufopa 10 anos. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-88151-13-6. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1025 Acesso em:
Resumo: Um marco na recente história da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), criada em 2009, foi sua adesão ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) em 2010. Com um corpo docente de jovens doutores, fruto do investimento de mais de 20 anos no ensino superior no interior da Amazônia, o polo do PROFMAT foi um passo importante de consolidação da pós-graduação desta jovem Universidade. Desde a década de 80, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio de uma ousada estratégia de interiorização, ofertou cursos de licenciatura em Santarém e na região Oeste do Pará. Com isto, a UFOPA nasce já com uma inovadora licenciatura integrada em Matemática e Física, trazendo essa larga experiência na formação de professores, inclusive com parte significativa de seu corpo docente tendo sido formada na própria região. Por outro lado, a criação do PROFMAT foi a culminância de investimentos na Educação Básica, realizados pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), frutos do entendimento de que futuro da produção matemática brasileira, com excelência reconhecida internacionalmente, está no dia a dia da escola. Este livro traz uma fotografia da jornada de 10 anos desses professores de Matemática, orientadores e egressos do PROFMAT – UFOPA. Aquele corpo docente, já não tão jovem como antes, mas com ainda mais coragem, tem sonhos mais altos e está dando passos na direção do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1025
ISBN: 978-65-994437-5-6
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_Profmat-10Anos.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons