Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
Título: Políticas, concepções e práticas de ação afirmativa: reflexões a partir de uma universidade Amazônica
metadata.dc.creator: COLARES, Paula de Mattos
CARNEIRO, Denize de Souza
CALIXTO, Hector Renan da Silveira
Palavras-chave: Educação;Universidade;Amazônia;Políticas
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: COLARES,Paula de Mattos; CARNEIRO, Denize de Souza; CALIXTO, Hector Renan da Silveira (org.). Políticas, concepções e práticas de ação afirmativa: reflexões a partir de uma universidade Amazônica. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-994437-7-0. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1032 Acesso em:
Resumo: Ao longo da história da segunda metade do século XX e no início do atual século, poucas estratégias de busca da redução das desigualdades receberam tanta atenção – e tantas críticas – quanto as ações afirmativas. E ao nos depararmos tanto com as iniciativas destas políticas afirmativas, quanto com as reflexões em torno e a partir delas, percebemos os imensos desafios envolvidos na efetivação das ações afirmativas e do próprio enfrentamento à desigualdade e seus traços sistêmicos. Gostaria de ressaltar três dos vários aspectos que me parecem importantes no contexto da avaliação das políticas de ações afirmativas em nosso país, na busca de seu fortalecimento. Esses aspectos têm sido já considerados em vários debates sobre as ações afirmativas e mostram o quanto ainda precisamos caminhar na direção de estratégias, de práticas que sejam capazes de, efetivamente, contribuir para a redução do fenômeno da exclusão provocado pela desigualdade e da desigualdade alimentada pela exclusão, sobretudo no que se refere à formação superior. O primeiro destes aspectos se refere ao debate em torno do critério do mérito. Defensores da posição meritocrática veem nas políticas de ações afirmativas uma espécie de ataque ao princípio do mérito, tendo em vista que a expansão moderna dos sistemas de ensino deixaria a cargo do esforço individual o acesso a estratos superiores da educação formal. E ao se desrespeitar o mérito de acesso ao ensino superior, as ações afirmativas levariam à discriminação reversa e ao acirramento dos conflitos raciais e de classe, sobretudo ao beneficiar as pessoas que seriam favorecidas pelas ações afirmativas, mas que pertencessem à classe média.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
ISBN: 978-65-994437-7-0
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_PoliticasConcepcoesPraticas.pdf6,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons