Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
Título: Educação e realidade amazônica - volume 5
metadata.dc.creator: COLARES, Anselmo Alencar
RODRIGUES, Gilberto César Lopes
COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa
Palavras-chave: Educação;Amazônia
Data do documento: 2020
Editor: Navegando Publicações
Citação: COLARES, Anselmo Alencar; RODRIGUES, Gilberto César Lopes; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa (org.). Educação e realidade amazônica, v.5. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. ISBN: 978-65-86678-45-1. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1037 Acesso em:
Resumo: A interpretação dos impactos das transformações sociais impostas pelo modo de produção constitui-se em grande desafio analítico. A interpretação expressa por Marx em a Miséria da Filosofia ao afirmar que todas as vezes que a humanidade transforma as formas de produzir, em um movimento dialético altera concomitantemente as formas de viver e existir toma centralidade e relevância. O início do século XXI é marcado pela divisão social em larga escala, cujos desdobramentos são a intolerância, homofobia, violência de gênero, entre outros lamentáveis aspectos sociais. A sociedade assiste a um espetáculo de horror expresso pela incompreensão e as rupturas de todos os tipos. A divulgação de ideias pela mídia e redes sociais expressas pelos princípios da extrema direita fomentam discussões, embates e controvérsias, acirrando os conflitos sociais presentes na sociedade. Para alguns, os princípios de neofascismo assumem forma na sociedade. Para outros, o movimento da pós-verdade como um processo de manipulação da própria verdade se apresenta como explicação. Soma-se a estas afirmações, a crescente vinculação das Fake News, enquanto processo manipulatório da realidade. Tendo como referência a negação da realidade da forma tal qual ela é, as Fake News manipulam a realidade promovendo um espetáculo de falsas notícias sem qualquer comprovação, cujo objetivo é difamar e desacreditar concepções contrárias às que defendem. O império das Fake News carrega em seu bojo os negacionismos de todas as espécies. A manipulação da realidade sem qualquer comprovação é uma expressão de um movimento maior manifesto no questionamento da ciência e sua capacidade de interpretar e propor alternativas para o presente e o futuro da sociedade. As fronteiras da imaginação e do fictício relevam a sociedade a um universo interpretativo ao qual o universo a “achologia” assume uma posição central.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1037
ISBN: 978-65-86678-45-1
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_EducaçãoRealidadeAmazônicaVolume5.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons