Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1040
Título: Experiência, diferença e intersecções : diálogos sobre educação e escola
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Daiane
MENEZES, Eliana da Costa Pereira de
CAMATTI, Liane
LUNARDI, Márcia Lise Lunardi
MORAIS, Mônica Zavacki de
Palavras-chave: Educação;Brasil;Políticas públicas;Educação especial;Inclusão;escolar
Data do documento: 2022
Editor: PDF
Citação: PINHEIRO, Daiane. et al. Experiência, diferença e intersecções : diálogos sobre educação e escola. Santarém : UFOPA, 2022. ISBN: 978-65-89369-20-2. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1040 Acesso em:
Resumo: Abrir uma obra é tarefa extremamente difícil. O processo é mais laborioso quando se trata da apresentação de um trabalho composto por pessoas das quais temos imensa admiração, carinho e um profundo respeito acadêmico, como ocorre comigo aqui. Tarefa difícil essa, mas altamente honrosa. A leitura me colocou na posição de dialogar com inúmeras vozes, abrindo-me para composições ensaísticas interessantes. A meu ver, esse movimento de abertura do pensamento, em múltiplas conexões, é demasiadamente potente. Portanto, o resumo inicial que faço acerca desta obra é a de que ela se produz como linha de força e como potência para novos agenciamentos. Os conceitos abordados, a partir de vieses de vários autores, com articulação à filosofia francesa, com foco nos estudos foucaultianos, mobilizam o pensar sobre a educação, sobretudo a educação na diferença, no/do cotidiano escolar, a partir de práticas educativas singulares. Escolho iniciar contextualizando o cenário histórico-social e político de emergência desta produção, que incide – a meu ver – num desafio para os organizadores e autores, quando busca em seus escritos abordar a diferença e as intersecções deste conceito filosófico, no âmbito da vida pública. A obra nasce em um cenário social caótico e se coloca como campo analítico, a partir da perspectiva foucaultiana e das políticas da diferença, com o lócus de demarcar a necessária presença das experimentações-singularizações na/da educação e na/da escola. Portanto, ‘entro’ na obra destacando o contexto de guerra político-ideológico no Brasil, advindos também pelas produções de notícias falsas e de discursos ideológicos de oposição à educação, à ciência, à pesquisa e aos conhecimentos culturalmente construídos. Produções que tomam efeitos devastadores e que foram lançados em nosso país desde a campanha eleitoral para a candidatura da atual presidência da república, em 2018.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1040
ISBN: 978-65-89369-20-2
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_ExperienciaDiferencaInterseccoes.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons