Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1051
Título: Relatos de experiência de monitoria acadêmica: múltiplos olhares
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Adriane Cavalcanti Florêncio de
SANTOS, Ângela Rocha dos
SILVA, Andrea Consoelo Cunha da
GUALBERTO, Madma Laine Colares
LIMA, Maria de Fátima Sousa
Palavras-chave: Monitores;Prática de Ensino;Sistema monitorial de educação
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Adriane Cavalcanti Florêncio de et al. (org.). Relatos de experiência de monitoria acadêmica: múltiplos olhares. Santarém, PA: UFOPA, 2018. ISBN: 978-85-65791-37-3. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1051 Acesso em:
Resumo: Iniciado em 2011, o Programa de Monitoria Acadêmica, instituído pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação como política institucional de incentivo à melhoria do ensino de graduação e de iniciação à docência, é desenvolvido pela Coordenação de Projetos Educacionais da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. O Programa de Monitoria Acadêmica tem se constituído como uma importante estratégia para a melhoria da formação na graduação, para o despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor sob orientação de um docente, “bem como para estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas” (SANTOS et al, 2015, p.701). A Proen muito se orgulha de apresentar seu primeiro livro sobre Relatos de Experiências na Monitoria Acadêmica. Este livro é fruto de um trabalho de muitos autores, discentes e docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará, que participaram do Programa de Monitoria Acadêmica da Ufopa – PROEN nos anos de 2013 e 2014. Resultado de múltiplos olhares, de diversas e inter-disciplinas, ele é um retrato da Universidade dinâmica e jovem que tem em seus programas acadêmicos ainda muito a caminhar e refletir, mas que já mostra frutos de uma produção voltada para o pensar pedagógico na formação de seus acadêmicos. Os 22 relatos aqui presentes representam a primeira Coletânea sobre o Ensino de Graduação na Ufopa, e compõem um panorama diverso sobre as diferentes áreas de formação dos cursos oferecidos pela Universidade. Reúne experiências sobre o ensino de Microbiologia, Fitologia, Física, Direito Civil e Anatomia da Madeira, Olhares Sobre a Monitoria no Ensino Interdisciplinar do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Análise do Racismo, Estudos Sobre Minerais e Rochas, Economia Política, Estágio Docente em Geografia, O Frisbee e a Dança no Ensino de Educação Física, Bioestatística na Experimentação Agrícola, Monitoria no Laboratório de Arqueologia, As Tics e a Interdisciplinaridade, A Monitoria em Projetos Sobre Restauração e Conservação de Documentos Históricos, O Ensino de Zootecnia, Monitoria no Núcleo de Mediação de Conflitos e Construção de Paz, A Presença Indígena na Universidade, A Gestão de Resíduos Sólidos e a Formação do Aluno em Engenharia Ambiental.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1051
ISBN: 978-85-65791-37-3
Aparece nas coleções:PROEN - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_RelatosExperienciaMonitoria.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons