Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Título: PROFMAT/Ufopa: uma análise do Estado da Arte das dissertações de 2013 à 2023
metadata.dc.creator: ALMADA, Natalie Barbosa
Palavras-chave: PROFMAT;UFOPA;Dissertações;Estado da arte
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ALMADA, Natalie Barbosa. PROFMAT/Ufopa: uma análise do Estado da Arte das dissertações de 2013 à 2023. Orientador: Rodrigo Medeiros dos Santos. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Abstract: The objective of the present work is to inventory, describe and analyze the Dissertations defended in the Professional Master's Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT) of the Federal University of West Pará (UFOPA), in the period from 2013 to 2022. For that, a research is developed of a bibliographical nature with an analytical-descriptive approach, of a quantitative and qualitative nature. More specifically, we make use of the methodology known as the state of the art, an investigation modality that aims to map and discuss academic productions in the most different fields of knowledge. From this survey, 50 dissertations emerged, which are the object of our analysis. The main results point to the predominance of studies directed to Mathematics Education. These researches emphasized the reality of teaching in the classroom and outlined strategies based on didactic proposals, seeking to mitigate the difficulties encountered in the process of teaching and learning Mathematics in basic education
Resumo: O objetivo do presente trabalho é inventariar, descrever e analisar as Dissertações defendidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no período de 2013 a 2022. Para tanto, é desenvolvida uma pesquisa de natureza bibliográfica com abordagem analítico-descritiva, de natureza quanti-qualitativa. Mais especificamente, lançamos mão da metodologia conhecida como estado da arte, modalidade de investigação que visa mapear e discutir produções acadêmicas nos mais diferentes campos do conhecimento. Deste levantamento, emergiram 50 dissertações, as quais são objeto de nossa análise. Os principais resultados apontam para a predominância de estudos direcionados à Educação Matemática. Essas pesquisas enfatizaram a realidade do ensino em sala de aula e traçaram estratégias com base em propostas didáticas, buscando mitigar as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ProfmatUfopaAnalise.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.