Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1117
Título: Análise de mercúrio total em universitários e pescadores da cidade de Santarém - Pará
Título(s) alternativo(s): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.dc.creator: SANTOS, Melina Laíse Nascimento dos
Palavras-chave: Mercúrio;Cabelo;Unhas
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Melina Laíse Nascimento dos. Análise de mercúrio total em universitários e pescadores da cidade de Santarém - Pará. Orientador: Ricardo Bezerra de Oliveira. 2017. 106 p. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituo de Biodiversidades e Florestas, Programa de Pós-Graduação em Biociências, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1117. Acesso em:
Resumo: O mercúrio (Hg) é um poluente ambiental e seus impactos sobre a saúde humana evidenciam uma preocupação global. Atividades antrópicas e naturais liberam o Hg para os ecossistemas ambientais, ao atingir a biota aquática o Hg insere-se na cadeia alimentar e expõe o homem. No organismo humano o órgão-alvo do Hg é o sistema nervoso central (SNC), onde pode ocasionar disfunções motoras e sensitivas. A exposição do homem ao Hg caracteriza um problema de saúde pública e considerando a condição de não biodegradação desse metal ao longo da cadeia alimentar torna-se necessário o monitoramento periódico das concentrações de Hg nas populações. Diante deste cenário, o objetivo da pesquisa foi analisar as concentrações de Hg total (HgT) em universitários e pescadores da cidade de Santarém - Pará. Foi aplicado um questionário socioeconômico e de frequência alimentar em 121 universitários da UFOPA e 84 pescadores da Colônia de Pescadores (Z-20) de Santarém e mensuradas suas medidas de peso, altura e pressão arterial, assim como matrizes biológicas de cabelos e unhas foram coletadas. As amostras de cabelos foram retiradas da região occipital da cabeça e analisados os três primeiros centímetros a partir do escalpo, quanto às unhas, a porção excedente das mãos ou pés foi analisada. Alíquotas com massa de 100 mg foram inseridas no Analisador Direto de Mercúrio DMA 80 (Milestone/Italy) para obter-se as concentrações de HgT presente nas matrizes. No grupo de universitários, os resultados médios de HgT encontrados para os cabelos foi de 1,01 ± 0,88 mg/kg e para as unhas de 0,42 ± 0,38 mg/kg, enquanto que no grupo de pescadores foram encontradas médias de 6,58 ± 4,63 mg/kg e 2,38 ± 1,54 mg/kg para cabelos e unhas, respectivamente. De acordo com os resultados dos questionários de frequência alimentar infere-se que os pescadores que apresentaram níveis de HgT acima do limite de referência estabelecido pela OMS podem estar sendo expostos principalmente pelo consumo de peixes. Obteve-se fortes e significativas correlações entre os cabelos e as unhas das mãos nos grupos de universitários e pescadores, respectivamente (r = 0,851, p < 0.0001; r = 0,813, p < 0.0001), e entre os cabelos e unhas dos pés no grupo de universitários (r = 0,75, p < 0.0001), assim, sugere-se que as unhas das mãos e pés podem ser utilizadas como biomarcadores para análises de HgT. Com base nos dados obtidos espera-se contribuir para políticas públicas de prevenção, pois faz-se necessário o monitoramento contínuo desse poluente em populações expostas e não expostas para a proteção da sociedade e dos ecossistemas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1117
Aparece nas coleções:Dissertações em Biociências (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_AnaliseMercurioTotalUniversitarios.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons