Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTANA, Mizant Couto de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T21:18:59Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T21:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayanny Barros da. Políticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPA. Orientador: Mizant Couto de Andrade Santana. 2022.124 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167 | - |
dc.description.abstract | The Region The Amazon has a diversity of native people from common people in the latter, as well as recognition, guarantee of rights, among others. Among the main rights to universities in recent years, the inclusion of indigenous students in publications in Brazil, through a specific entrance exam. In this sense, the objective of this research is to investigate the process of teacher training of indigenous students in the geography course. Based on the dialectical method, a qualitative approach was chosen and from that, the type of research was defined is documental analysis. The procedures used during this study were: survey and analysis of the bibliography relevant to the research; collection of information through the application of two questionnaires and two interviews. Thus, the Special Indigenous Selection Process (PSEI) is one of the milestones in guaranteeing these rights. However, many of these students, upon entering the university, have difficulty in understanding concepts, considering that both the classes and the readings proposed for the disciplines are presented in Portuguese, and many students do not master it. In this sense, this reality compromises the teaching/learning process and, consequently, the formation of indigenous students. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.title | Políticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5160431719995084 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8754058220797217 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Região Amazônica possui uma diversidade de povos indígenas, cujos povos ganharam notoriedade nas últimas décadas, bem como o reconhecimento, garantias de direitos, entre outros. Entre os principais direitos alcançados nos últimos anos, temos a inclusão do aluno indígena nas universidades públicas no Brasil, por meio de vestibular específico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa investigar o processo de formação docente dos alunos indígenas no curso de geografia. Tendo como base o método dialético, optou-se por uma abordagem qualitativa e a partir disso, definiu-se o tipo da pesquisa sendo análise documental. Os procedimentos utilizados durante esse estudo foram: levantamento e análise da bibliografia pertinente à pesquisa; levantamento de informações por meio de aplicações de dois questionários e duas entrevistas. Dessa forma, o Processo de Seleção Especial Indígena (PSEI) é um dos marcos na garantia desses direitos. No entanto, muitos desses alunos, ao ingressarem na universidade, apresentam dificuldade na compreensão de conceitos, tendo em vista que, tanto as aulas, quanto às leituras propostas para as disciplinas, são apresentadas na língua portuguesa, sendo que muitos alunos não a dominam. Neste sentido, essa realidade compromete o processo de ensino/aprendizagem e consequentemente, a formação do aluno indígena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Dayanny Barros da | - |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_PoliticasAfirmativasInclusao.pdf | 7,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.