Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Título : Políticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPA
metadata.dc.creator: SILVA, Dayanny Barros da
Palabras clave : Geografia;Formação de professores;Educação indígena
Fecha de publicación : 13-jul-2022
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SILVA, Dayanny Barros da. Políticas afirmativas: a inclusão do aluno indígena no Curso de Geografia da UFOPA. Orientador: Mizant Couto de Andrade Santana. 2022.124 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Resumen : The Region The Amazon has a diversity of native people from common people in the latter, as well as recognition, guarantee of rights, among others. Among the main rights to universities in recent years, the inclusion of indigenous students in publications in Brazil, through a specific entrance exam. In this sense, the objective of this research is to investigate the process of teacher training of indigenous students in the geography course. Based on the dialectical method, a qualitative approach was chosen and from that, the type of research was defined is documental analysis. The procedures used during this study were: survey and analysis of the bibliography relevant to the research; collection of information through the application of two questionnaires and two interviews. Thus, the Special Indigenous Selection Process (PSEI) is one of the milestones in guaranteeing these rights. However, many of these students, upon entering the university, have difficulty in understanding concepts, considering that both the classes and the readings proposed for the disciplines are presented in Portuguese, and many students do not master it. In this sense, this reality compromises the teaching/learning process and, consequently, the formation of indigenous students.
metadata.dc.description.resumo: A Região Amazônica possui uma diversidade de povos indígenas, cujos povos ganharam notoriedade nas últimas décadas, bem como o reconhecimento, garantias de direitos, entre outros. Entre os principais direitos alcançados nos últimos anos, temos a inclusão do aluno indígena nas universidades públicas no Brasil, por meio de vestibular específico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa investigar o processo de formação docente dos alunos indígenas no curso de geografia. Tendo como base o método dialético, optou-se por uma abordagem qualitativa e a partir disso, definiu-se o tipo da pesquisa sendo análise documental. Os procedimentos utilizados durante esse estudo foram: levantamento e análise da bibliografia pertinente à pesquisa; levantamento de informações por meio de aplicações de dois questionários e duas entrevistas. Dessa forma, o Processo de Seleção Especial Indígena (PSEI) é um dos marcos na garantia desses direitos. No entanto, muitos desses alunos, ao ingressarem na universidade, apresentam dificuldade na compreensão de conceitos, tendo em vista que, tanto as aulas, quanto às leituras propostas para as disciplinas, são apresentadas na língua portuguesa, sendo que muitos alunos não a dominam. Neste sentido, essa realidade compromete o processo de ensino/aprendizagem e consequentemente, a formação do aluno indígena.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1167
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura em Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_PoliticasAfirmativasInclusao.pdf7,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.