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dc.contributor.advisor1COSTA, Sinara Almeida da-
dc.date.accessioned2023-11-07T22:29:21Z-
dc.date.available2023-11-07T22:29:21Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationMARTINS, Simone Kelly Rabelo. Produção acadêmico-científica sobre cultura escrita na educação infantil: concepções pedagógicas presentes em periódicos brasileiros. Orientadora: Sinara Almeida da Costa . 2023. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1171pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1171-
dc.description.abstractConsidering the specificities of pedagogical work with writing in early childhood education, and because this theme is within the "curriculum" axis that integrates one of several research fields of the Study and Research Group on early childhood education (GEPEI) of the Federal University of Western Pará (UFOPA), the need to research articles that address this theme in Brazilian scientific productions has arisen, given that, over the last few years, several pedagogical conceptions and trends have disputed a place in public policies and teaching practices for this stage of education in Brazil. This work is inspired by the ideas of Vigotski and his collaborators and the studies of contemporary researchers, such as Mello (2010), who understand writing as a complex cultural instrument. The main objective of the research is to identify what brazilian academic-scientific productions point to on the theme written in early childhood education, seeking to highlight the main pedagogical conceptions of this material, based on a Bibliographic Research similar to the State of the Art, considering the articles of the period 2010 after the publication of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education until 2022. The searches were conducted through Google Scholar, SCIELO (Scientific Electronic Library Online) database and other Brazilian scientific academic repositories. The analysis points out that there is still the presence of writing conceptions that implicitly support the schooling of the child based on literacy and/or literacy methods. On the other hand, there were indications that educational systems and early childhood education institutions have sought to overcome traditional models of teaching and recognize Early Childhood Education as an important step for the cultural and psychic development of children.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProduções acadêmico-científicapt_BR
dc.titleProdução acadêmico-científica sobre cultura escrita na educação infantil: concepções pedagógicas presentes em periódicos brasileirospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871669528241260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183pt_BR
dc.description.resumoConsiderando as especificidades do trabalho pedagógico com a escrita na educação infantil, e por essa temática estar dentro do eixo “currículo” que integra um dos vários campos de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação infantil (GEPEI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), surgiu a necessidade de pesquisar artigos que abordem esse tema nas produções científicas brasileiras, haja vista que, ao longo dos últimos anos, várias concepções e tendências pedagógicas têm disputado lugar nas políticas públicas e nas práticas docentes para esta etapa da educação no Brasil. Este trabalho inspira-se nas ideias de Vigotski e seus colaboradores e nos estudos de pesquisadores contemporâneos, como Mello (2010), que compreendem a escrita como um instrumento cultural complexo. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o que as produções acadêmicocientíficas brasileiras apontam sobre o tema escrita na educação infantil, procurando destacar as principais concepções pedagógicas desse material, a partir de uma Pesquisa Bibliográfica semelhante ao Estado da Arte, considerando os artigos do período de 2010 após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil até 2022. As buscas foram realizadas através do Google Acadêmico, base de dados do SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e outros repositórios acadêmico científicos brasileiros. A análise aponta que ainda há a presença de concepções de escrita que apoiam implicitamente a escolarização da criança com base em métodos de alfabetização e/ou letramento. Por outro lado, observou-se indícios de que os sistemas educacionais e as instituições de educação infantil tem buscado superar modelos tradicionais de ensino e reconhecem a Educação Infantil como uma etapa importante para o desenvolvimento cultural e psíquico da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorMARTINS, Simone Kelly Rabelo-
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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