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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa-
dc.date.accessioned2023-11-07T22:29:41Z-
dc.date.available2023-11-07T22:29:41Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Thaiana Netto Fonseca. Educação em tempo integral: ações desenvolvidas na escola indígena Borari, em Alter do Chão (2013-2019). Orientador: Gilson Cruz Junior. 2022. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1172pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1172-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the program implementation process of the More Education Program (PME) and the New More Education (PNME) in the Borari Indigenous School of Alter do Chão, talking as a time frame the period between 2013 and 2019. Therefore, it was established as analytical categories the conceptions of education and integral education, which was elaborated by bibliography revision. The first category had as a theoretical foundation Saviani (2013), while the second one was based in the following authors: Teixeira (1928; 1958), Cavaliere (2002; 2007; 2014), Coelho (2009), Colares (2015; 2016; 2018), Guará (2006), Menezes (2007) and Moll (2010; 2012; 2019). The results from the research points out that the changes of programs had resulted in the transformation of the main focus of each of them: the PME had its regulation centered on the promotion of an education based on the concept of integral formation of the students together with the expansion of the time destined to school activities meanwhile the PNME started to present guidelines linked to the improvement of indices in external evaluations, mainly IDEB, through the obligation only to develop skills activities in the areas of Portuguese Language and Mathematics, secondary to the broader character of the contents. In relation to the Borari school, it was verified that due to the program's changes, developed activities was changed as well; the main focus became the learning and training the knowledge of Portuguese Language and mathematics to the students that present deficits in diagnostic evaluations, which reflected in the decrease in the number of students served by the PNME, as well as in the end of the diversified activities. it was also found that the implementation of the program was not integrated into the pedagogical proposal of the school, being characterized as a punctual after-hours activity, and not as a systematization linked to the political-pedagogical Project.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.titleEducação em tempo integral: ações desenvolvidas na escola indígena Borari, em Alter do Chão (2013-2019)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5832669250654577pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4011-3654pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de efetivação dos Programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME) na escola indígena Borari, de Alter do Chão, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2013 e 2019. Para tanto, adotou-se como categorias analíticas as concepções de educação e educação integral, que foram elaboradas a partir de revisão bibliográfica. A primeira categoria teve como fundamentação teórica Saviani (2013), enquanto a segunda fundamentou-se nos seguintes autores: Teixeira (1928; 1958), Cavaliere (2002; 2007; 2014), Coelho (2009), Colares (2015; 2016; 2018), Guará (2006), Menezes (2007) e Moll (2010; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que a mudança de programas teve como consequência a transformação do foco principal de cada um deles: o PME tinha sua regulamentação centrada na promoção de uma educação com base na concepção de formação integral dos alunos conjuntamente com a expansão do tempo destinado às atividades escolares, enquanto o PNME passou a apresentar diretrizes vinculadas à melhoria dos índices nas avaliações externas, principalmente o IDEB, por meio da obrigatoriedade apenas do desenvolvimento de atividades das habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, secundarizando o caráter mais amplo dos conteúdos pedagógicos. Em relação à Escola Borari, verificou-se que, devido à mudança dos programas, ocorreram modificações nas atividades desenvolvidas; o foco das atividades voltou-se para o reforço dos conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos que apresentaram déficits em avaliações diagnósticas, o que refletiu na diminuição do número de alunos atendidos pelo PNME, bem como no fim do desenvolvimento das atividades diversificadas. Constatou-se, ainda, que a efetivação dos programas não foi integrada à proposta pedagógica da escola, caracterizando-se como uma atividade pontual de contraturno, e não como sistematização vinculada ao projeto político-pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHistória, Política e Gestão Educacional na Amazôniapt_BR
dc.creatorBAPTISTA, Thaiana Netto Fonseca-
dc.publisher.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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