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Título: O desempenho dos discentes das escolas das capitais e de Santarém no Exame Nacional do Ensino Médio como critério para medir a qualidade do ensino básico
metadata.dc.creator: BRAZ, Emanuel Chaves Vasconcelos
Palavras-chave: Educação;Ensino Básico;Enem;Ciências da Natureza
Data do documento: 8-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BRAZ, Emanuel Chaves Vasconcelos. O desempenho dos discentes das escolas das capitais e de Santarém no Exame Nacional do Ensino Médio como critério para medir a qualidade do ensino básico. Orientador: Júlio Cesar Bastos Fernandes. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura Integrada em Biologia e Química ). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022.Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1192
Abstract: This research aims to measure the quality of basic education, comparing the performance of students from public and private schools in Brazilian capitals in relation to the city of Santarém, in the National High School Exam in the area of Nature Sciences in 2019. Therefore, a documentary research was carried out on the Qedu platform to access the statistical data with the results of the means of the ENEM (National High School Exam), public and private schools in all Brazilian cities. In order to systematize the data, tables were created to apply the statistical accuracy test. The organization of the tables followed the order: schools, number of schools, average and standard deviation of the number of participants and the evaluation in Nature Sciences. After the application of the statistical test, it was noticed that in general the basic education of the capitals has an advantage over that of Santarém, but this difference is not so high, even taking into account issues such as income distribution, social inequality and investments. When we observe the data presented in this research, it is noted that basic education in general is deficient and that there is a need for evolution in relation to our educational model, tied to investments and appreciation of the teacher's career, because social, economic and cultural development, to happen in an integrated and homogeneous way, requires that education be the basis for these events.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo medir a qualidade do ensino básico, comparando o desempenho dos estudantes das escolas públicas e privadas das capitais brasileiras em relação à cidade de Santarém, no Exame Nacional do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza no ano de 2019. Diante disso foi realizada uma pesquisa documental na plataforma Qedu para acessar os dados estatísticos com o resultado das médias do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), das escolas públicas e privadas de todas as cidades brasileiras. A fim de sistematizar os dados foram criadas tabelas, para aplicação do teste estatístico de exatidão. A organização das tabelas seguiu a ordem: escolas, número de escolas, média e desvio padrão do número de participantes e da avaliação em Ciências da Natureza. Após a aplicação do teste estatístico percebeu-se que no geral o ensino básico das capitais leva vantagem sobre o de Santarém, mas esta diferença não é tão alta, mesmo levando em consideração questões como distribuição de renda, desigualdade social e investimentos. Ao observarmos os dados apresentados nesta pesquisa, nota-se que o ensino básico de maneira geral está deficiente e que há uma necessidade de evolução em relação ao nosso modelo educacional, atrelado a investimentos e valorização da carreira do professor, pois o desenvolvimento social, econômico e cultural, para acontecer de maneira integrada e homogênea, necessita que a educação seja a base para estes acontecimentos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1192
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