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Título: Concepções de corpo no ensino remoto emergencial: relatos dos professores de uma comunidade no interior do município de Monte Alegre-PA.
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Marielem Assis Dias
Palavras-chave: Educação;Corpo;ERE;Novas tecnologias;Professores
Data do documento: 18-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ALMEIDA, Marielem Assis Dias. Concepções de corpo no ensino remoto emergencial: relatos dos professores de uma comunidade no interior do município de Monte Alegre-PA. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. Coorientadora: Franciellen Tapajós Ribeiro. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1196
Abstract: The objective of this work was to analyze the relationship between the perception of the teaching staff of the Community of Jaquara in the Municipality of Monte Alegre-PA in Emergency Remote Education (ERE) and the use of new technologies in the period of the pandemic caused by Covid-19. To do so, it initially carried out a literature review and later a field research with a qualitative approach. For data production the methodological instrument of the structured interview was used and for the analysis the Discourse of the Collective Subject (DSC) technique was used. As main results, the teachers reported that for them the body is a work instrument that became overloaded, vulnerable, and quickly adapted to the current context. Regarding the body and its relation with digital technologies in the teaching process, the teachers felt the body was tired because of the excessive use of technologies without having specific training to handle them. When asked how they perceived their student's body in the midst of digital technologies during the Emergency Remote Teaching, they emphasized that they noticed that the students were lagging behind in the use of technologies when it came to educational processes, and the school was the means that contributed to the use of technologies in the current context of hybrid teaching.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de analisar a relação entre a percepção de corpo de docentes da Comunidade de Jaquara no Município de Monte Alegre-PA no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o uso das novas tecnologias no período da pandemia causada pelo Covid-19. Para tanto realizou, inicialmente, uma revisão de literatura e posteriormente uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para a produção de dados utilizou-se o instrumento metodológico da entrevista estruturada e para a análise a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como principais resultados, os professores relataram que para eles corpo é: instrumento de trabalho, ficou sobrecarregado e vulnerável, e se adaptou rapidamente ao contexto atual. A respeito de corpo e sua relação com as tecnologias digitais no processo de ensino, os docentes sentiram o corpo cansado por conta do excesso do uso das tecnologias sem terem formação específica para manuseá-las. Quando indagados como percebiam o corpo de seu aluno em meio as tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial, eles ressaltaram que: notavam os alunos defasados/atrasados em relação ao uso das tecnologias no que se referia aos processos educacionais e a escola foi o meio que contribuiu com o uso das tecnologias no contexto atual de ensino híbrido.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1196
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