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Título: “Felicidade? é quando a gente brinca": relações entre brincadeiras e o bem-estar subjetivo de crianças ribeirinhas em uma comunidade no Oeste do Pará
metadata.dc.creator: BASGAL, Cleide da Silva
Palavras-chave: Brincar;Infância;Qualidade de vida
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BASGAL, Cleide da Silva. “Felicidade? é quando a gente brinca": relações entre brincadeiras e o bem-estar subjetivo de crianças ribeirinhas em uma comunidade no Oeste do Pará. Orientadora: Iani Dias Lauer Leite; Coorientador: Jailson Santos de Novais; Coorientador: Dennison de Oliveira Carvalho. 2022. 113f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: ttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1219
Abstract: This study aimed to analyze the implications of playing on the subjective well-being ofriverside children in the western region of Pará. PAN. Data collection for this research took place in two stages. Initially, the application of instruments for quantitative analysis of subjective wellbeing, the Children's Global Life Satisfaction Scale and the Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children were applied. In the second stage, qualitative measurement was carried out, through a semi-structured interview referring to the concept of happiness. Concerning the characterization of play, two instruments were used: the drawing as a tool for the portrayal of the spaces of play, then a semi-structured interview was carried out, whose script covered questions about the characterization of the designed places and what types of games were performed in these spaces. Descriptive statistics were used to analyze the scales using means, standard deviation and percentiles. The analyzes of the drawings were carried out using frequency tables and categorized by types of games; for voice data, the Collective Subject Discourse technique was used. The results indicate that the sample in question presents a high level of global satisfaction, with averages of 4.62 for both sexes, values close to 5, the highest value of the scale score. Regarding the analysis by domain, the highest averages were concentrated in the domains school (m=4.51; sd=0.16), family (m=4.47; sd=0.34) and friendship (m=4.20 ; dp=0.42), these being the domains that most influence the subjective wellbeing of these children. The results found in the subjective measures reiterated those obtained in the objective measures, however, they brought as an additional factor, playing as an important component in the subjective well-being of children living in this context. As for playing itself, the analyzes indicated a predominance of play among pairs, with a preference for outdoor environments, which are characterized as "children's spaces", considering that although they are spaces not planned for play, they are appropriated and used by children. to this end. In addition, the categorizations of games indicate the prevalence of games of rules, physical contingency, sensorimotor exercise and symbolic or imaginative games, which are characterized by traditional games. These results reveal the cultural plurality ofthe North region that covers different contexts, making it necessary to explore the variables related to the subjective well-being of children in different groups and the role of play in this well-being, an element that is not included in the Brazilian quantitative instruments that measure this concept. Therefore, there is a need to build and adapt instruments that more accurately investigate play as an integral part of children's subjective well-being, for children who live in different contexts.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as implicações do brincar no bem-estar subjetivo de crianças ribeirinhas da região Oeste do Pará. O público-alvo da pesquisa foram crianças na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de uma comunidade ribeirinha do município de Santarém-PA. A coleta de dados da presente pesquisa se deu em dois momentos. Inicialmente foi realizada a aplicação dos instrumentos de análise quantitativa do bem-estar subjetivo, a Escala de Satisfação de Vida Global Infantil e a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças. Na segunda etapa foi realizada a mensuração qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada referente ao conceito de felicidade. Concernente a caracterização do brincar, foram utilizados dois instrumentos: o desenho como ferramenta para a retratação dos espaços do brincar, em seguida foi executada entrevista semiestruturada, cujo roteiro abrangeu questionamentos sobre a caracterização dos locais desenhados e quais os tipos de brincadeiras realizadas nestes espaços. Para análise das escalas foi utilizada estatística descritiva por meio de médias, desviopadrão e percentis. As análises dos desenhos foram realizadas mediante tabelas de frequência e categorizados por tipos de brincadeiras; para os dados de voz, foi usada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicam que a amostra em questão apresenta um elevado nível de satisfação global, com médias de 4,62 para ambos os sexos, valores próximos de 5, valor mais elevado do escore da escala. Com relação as análises por domínio, as maiores médias concentraram-se nos domínios escola (m=4,51; d.p=0.16), família (m=4,47; d.p=0,34) e amizade (m=4,20; d.p=0,42), sendo estes os domínios que mais influenciam no bem-estar subjetivo destas crianças. Os resultados encontrados nas medidas subjetivas reiteraram aqueles obtidos nas medidas objetivas, contudo, trouxeram como fator a mais, o brincar como sendo um componente importante no bem-estar subjetivo das crianças que vivem neste contexto. Quanto ao brincar em si, as análises indicaram predominância das brincadeiras entre pares, com preferência para ambientes externos, sendo estes caracterizados como “espaços de criança”, tendo em vista que embora sejam espaços não planejados para a brincadeira, são apropriados e utilizados pelas crianças para este fim. Além disso, as categorizações das brincadeiras indicam a prevalência de jogos de regras, de contingência física, de exercício sensório-motor e brincadeiras simbólicas ou imaginativas, sendo estes caraterizados por brincadeiras tradicionais. Estes resultados revelam a pluralidade cultural da região Norte que abrange contextos diversos, sendo necessário explorar as variáveis relacionadas ao bem-estar subjetivo infantil em diferentes grupos e o papel do brincar nesse bem-estar, um elemento que não está contemplado nos instrumentos quantitativos brasileiros que mensuram esse conceito. Portanto, aponta-se a necessidade de construção e adaptação de instrumentos que investiguem mais acuradamente o brincar enquanto integrante do bem-estar subjetivo infantil, para crianças que vivem em contextos diversos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1219
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (Mestrado)

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