Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Título: Meu Quilombo Bom Jardim: contos, poesias e cantigas dos alunos de uma escola quilombola na Amazônia
metadata.dc.creator: Ribeiro, Alan Augusto Moraes
Silva, Maria Herivete Pereira da
Alves, Bianca Mirella Ferreira
Ferreira, Luciula Romana da Silva
Palavras-chave: Quilombo Bom Jardim;Amazônia;Extensão universitária
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Maria Herivete Pereira da; RIBEIRO, Alan Augusto Moraes et al. (org.). Meu Quilombo Bom Jardim: contos, poesias e cantigas dos alunos de uma escola quilombola na Amazônia [Recurso eletrônico]. Santarém, PA: UFOPA, 2023. ISBN: 978-65-88512-78-4 (E-book). Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1228 Acesso em:
Resumo: Este e-book é uma compilação de poesias, cantigas, músicas, estórias folclóricas e lamentos (canções sobre a memória da escravidão) produzidas por estudantes da Escola São Pedro, situada no quilombo do Bom Jardim, em Santarém, Estado do Pará. Durante 15 anos atuando como docente nesta escola, a Profª. Maria Herivete Pereira compilou e registrou em páginas avulsas, escritas manualmente por ela, outras digitadas em seu singelo computador, cerca de 180 produções artístico-culturais produzidas por alunos quilombolas desta escola. Alunos de diferentes gerações, alguns, atualmente, estudantes universitários, outros, atuando no mercado de trabalho local, mais alguns, movimentando-se como ativistas e lideranças políticas comunitárias, e em sua maioria, pessoas que hoje residem na comunidade, trouxeram para a Profª. Maria Herivete Pereira o conhecimento tradicional, a memória coletiva e os saberes locais sobre a história da escravidão e sobre a complexa vida negra no quilombo Bom Jardim. Estas produções contam - e cantam - a ocupação do território local, na região do planalto santareno, narram as crenças religiosas e desenham as mitologias locais, como a Sapa do Curvão (encantada que mora em uma nascente de água doce sagrada no Bom Jardim), bem como indicam estórias vivas sobre a memória sempre incandescente da escravidão, sobretudo sobre a resistência à escravidão. Uma destas modalidades narrativas é chamada localmente como Lamento: canções melancólicas, conduzidas por tonalidades de tristeza, amargura e desconsolo, narradas para serem cantadas em coro, para denunciar as dores do sofrimento racial.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
ISBN: 9786588512784 (E-book)
Aparece nas coleções:PROCCE - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_MeuQuilomboBomJardim.pdf189,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons