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Título: Análise do perfil, das preferências e motivações dos consumidores de produtos agroeológicos de Santarém - Pa sob a prespectivada economia das convenções
metadata.dc.creator: PINHO, Breno de Souza
Palavras-chave: Consumo;Econômia das convenções;Produtos agroecológicos;Requalificação;Sustentabilidade
Data do documento: 20-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PINHO, Breno de Souza. Análise do perfil, das preferências e motivações dos consumidores de produtos agroeológicos de Santarém - Pa sob a prespectivada economia das convenções. Orientadora: Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Ciências Econômicas). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1245
Abstract: The consumption of agroecological products guided by concerns about the health of the population and the planet has shown significant growth over the last few years, either as a result of public policies or specific actions by various entities and institutions, which are counterpoints to traditional methods of production and consumption, associated with the great food empires and a series of social and environmental problems they cause to the planet. Thus, based on the recognition of these differences between the modes of consumption, given their cognitive and evaluative character and the alternative experiences developed at national, regional and local levels, with emphasis on the actions of the UFOPA's Incubator of Solidarity Economic Enterprises (IECOSOL), that this work aims to analyze the behavior of consumers of agroecological products in Santarém – PA, it was necessary: a) to present the discussions regarding the economy of conventions; b) descriptively analyze the profile of consumers of agroecological production in the municipality, and; c) identify the motivations that guide and influence consumers' preferences in choosing, or not, agroecological products. In this way, we tried to answer what is the profile, preferences and motivations of consumers of agroecological products in Santarém? Using applied research, of a mixed nature, and, therefore, a quantitative and qualitative approach, through a survey of bibliographic material on the themes discussed here and a field survey, through the application of an online questionnaire with the target audience constituting a sample of 83 consumers. The results show a group of consumers closely driven by women, with a predominant age group from 21 to 30 years old, with a high level of education. Consumers tend to consume mainly vegetables, fruits and eggs, preferring fairs as a commercial space and pointed out as the main motivators in choosing these places the quality and origin of the products, and also because they are strategically close to work or residence. These choice motivations already guide consumption endowed with intangible values attributed to products, being possible to confirm when it is verified that the consumption motivations and the image that consumers have of these goods is associated with beneficial health, care for the environment and without pesticides. In other words, a different mode of consumption from the traditional one, given that it moves away from neoclassical theories and is directly oriented by the cognitive and evaluative aspects of the agents, who go to the market not only to buy a good, but also to position themselves in the market, it as singular among the others, requalifying and attributing symbologies to it, agreeing for consumption according to the interests and common good of the group and not of an isolated individual, thus characterizing a consumption of agroecological products directly related to the principles of sustainability and justice social.
Resumo: RESUMO O consumo de produtos agroecológicos orientado por questões de preocupações com a saúde da população e do planeta vem apresentando significativos crescimentos ao longo dos últimos anos, seja decorrente de políticas públicas, seja de ações pontuais de diversas entidades e instituições, que fazem contrapontos aos métodos tradicionais de produção e consumo, associados aos grandes impérios alimentares e a uma série de problemas sociais e ambientais que causam ao planeta. Assim, partindo do reconhecimento dessas diferenças entre os modos de consumo, dado o seu caráter cognitivos e valorativo e das experiências alternativas desenvolvidas a nível nacional, regional e local, com destaque para as ações da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UFOPA (IECOSOL), que este trabalho objetiva analisar o comportamento dos consumidores de produtos agroecológicos em Santarém – PA, para tanto, fez-se necessário: a) apresentar as discussões referentes a economia das convenções; b) analisar de forma descritiva o perfil dos consumidores da produção agroecológicas do município, e; c) identificar as motivações que orientam e influenciam as preferências dos consumidores nas escolha, ou não, dos produtos agroecológicos. Desse modo, procurou-se responder qual é o perfil, as preferências e as motivações dos consumidores de produtos agroecológicos de Santarém? Utilizando-se para tanto da pesquisa aplicada, de natureza mista, e, portanto, da abordagem quantitativa e qualitativa, através de levantamento de material bibliográfico acerca das temáticas aqui discutidas e do levantamento de campo, por meio da aplicação de questionário online junto ao público alvo, constituindo uma amostra de 83 consumidores. Os resultados apresentam um grupo de consumidores formado na maioria por mulheres, com faixa etária predominante de 21 a 30 anos, com grau de escolaridade elevado. Os consumidores tendem a consumir principalmente, hortaliças, frutas e ovos, preferindo como espaço de comercialização as feiras e apontado como principais motivadores na escolha desses locais a qualidade e procedência dos produtos, e também por serem estrategicamente próximo ao trabalho ou a residência. Essas motivações de escolha já orientam para um consumo dotado de valores imateriais atribuídos aos produtos, sendo possível confirmar quando se verifica que as motivações de consumo e a imagem que os consumidores tem desses bens é associada a benéfico a saúde, cuidado o meio ambiente e sem agrotóxicos. Ou seja, um modo de consumo diferenciado do tradicional, dado que se afasta das teorias neoclássicas e se coloca como diretamente orientado pelos aspectos cognitivos e valorativos dos agentes, os quais, dirigem-se aos mercado não apenas para comprar um bem, mas posicioná-lo como singular dentre os demais, requalificando e atribuindo simbologias a ele, convencionando para um consumo segundo os interesses e bem comum do grupo e não de um indivíduo isolado, caracterizando, assim, um consumo de produtos agroecológicos diretamente relacionado aos princípios de sustentabilidade e justiça social.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1245
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas

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