Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1254
Título: Cartilhas de apoio à educação de indígenas no curso de Agronomia - Ufopa
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Patricia Chaves de
COSTA, Sandra Larissa Maciel
Palavras-chave: Agronomia;Educação Superior;Indígenas
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Patricia Chaves de (org.). Cartilhas de apoio à educação de indígenas no curso de Agronomia - Ufopa. Santarém: UFOPA, 2023. ISBN: 9786588512876. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1254. acesso em:
Resumo: A entrada de alunos indígenas nas universidades nas últimas décadas, desde a criação das políticas de cotas no Brasil, tem sido expressiva e em especial na Amazônia. A diversidade de etnias em ambientes amazônicos se reflete na diversidade de etnias dentro dos meios acadêmicos. O fenômeno da polietnia indígena universitária, especificamente na UFOPA, traduzida no convívio entre alunos das etnias Wai Wai, Munduruku, Borari e Tupinambá com alunos e professores não indígenas, necessariamente na mudança de metodologias de ensino. Neste contexto, o uso de materiais didáticos novos ou adaptados no decorrer do desenvolvimento de matérias do Curso de Agronomia da UFOPA, foi o desafio da monitoria CEANAMA sob nossa orientação. O resultado deste desafio é esta obra de autoria da monitora Larissa Maciel (aluna não indígena do curso de Agronomia), a qual consiste em um conjunto de cartilhas voltadas à duas matérias (Estatística e Nutrição Mineral de Plantas), onde a linguagem destas cartilhas, expressa nos exemplos dados para cada tópico abordado, é oriunda de ambientes (aldeias) indígenas. Esta abordagem tende a fortalecer o pertencimento do contexto de ensino-aprendizado por alunos indígenas, em função da familiarização com os elementos (plantas, peixes, rios, solos) dos exemplos dados. Sendo assim, esta Coleção I é composta de dois conjuntos de cartilhas, o primeiro conjunto é composto por 3 cartilhas, as quais trabalhou a matéria de Estatística em contextos agronômicos nos seguintes tópicos: 1. Tipos de Amostragem; 2. Estatística Descritiva e 3. Análise de Variância. Já a segunda parte desta Coleção trabalhou a matéria Nutrição Mineral de Plantas expressa nos seguintes tópicos: 1. O que são nutrientes?; 2.Por Que São ditos Elementos Essenciais?; 3.Quais As Formas De Absorção Dos Minerais?; 4. Deficiência Mineral No Açaí(Euterpe oleracea); 5.Deficiência Mineral na Banana (. Musa spp); 6. Deficiência No Milho (Zea Mays L.); 7. Deficiência na Mandioca e 8. Deficiência no Feijão (Vigna sp). Dessa forma, esta obra teve por objetivo contribuir com os processos de ensino aprendizado para alunos indígenas do Curso de Graduação em Agronomia da UFOPA em matérias onde foi observado algumas dificuldades. A língua tem sido muitas das vezes, um ponto crítico no processo de ensino-aprendizado de graduandos indígenas, o que é natural, pois para muitos destes alunos o contato com o português foi recente. Entendendo que não é suficiente apenas trabalhar a linguagem, esta obra vem com o intuito de contribuir com conteúdos adaptados às realidades indígenas para suporte dos professores das cadeiras de Estatística e Nutrição Mineral de Plantas. E por último, e tão importante quanto, está o envolvimento de alunos não indígenas em colaborar com alunos indígenas, na confecção destes materiais de suporte, expressando a solidariedade em meios científicos acadêmicos. Estimular esta sensibilidade em discentes do curso de Agronomia é fundamental nos processos de formação de futuros Agrônomos na Amazônia.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1254
ISBN: 9786588512876
Aparece nas coleções:IBEF - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_CartilhaApoioEducacaoIndigena.pdf18,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons