Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1257
Título: Os desafios do estágio supervisionado I no ensino de Ciências para graduandos da licenciatura integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará
metadata.dc.creator: JATY, Eurilene Prata
Palavras-chave: Estágio supervisionado;formação de professores;licenciatura;qualidade de ensino
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: JATY, Eurilene Prata. Os desafios do estágio supervisionado I no ensino de Ciências para graduandos da licenciatura integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Dércio Pena Duarte. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1257
Abstract: Considering that in undergraduate courses the Supervised Internship is important for the initial training of teachers, as it provides the graduate with the mastery of theoretical and practical tools essential to the implementation of their functions, we researched The challenges of Supervised Internship I in Science Teaching for undergraduates of the Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of Western Pará to analyze the representations and perceptions of the experiences of Supervised Internship I among students of an undergraduate class of Degree in Biology and Chemistry of UFOPA. To this end, we sought to establish the class profile in terms of age and place of birth; to identify the profiles of the schools where the internship took place in terms of their location, teaching modality and whether they attend only Elementary Education or Elementary. In view of this, we verified that fear, insecurity, and uncertainty about their ability to exercise their profession well is what worries these trainees the most, which imposes the observation that it is notorious that they always need to innovate, rethink old teaching-learning methods and create different paths in the training processes of the students.
Resumo: Tendo em vista que nos cursos de licenciatura o Estágio Supervisionado é importante para a formação inicial de professores, pois proporciona ao licenciando o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis à execução de suas funções, pesquisamos sobre os desafios do Estágio Supervisionado I no Ensino de Ciências para graduandos da Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará a fim de analisar as representações e percepções das experiências de Estágio Supervisionado I entre alunos de uma turma de graduação de Licenciatura em Biologia e Química da UFOPA. Para tanto, buscou-se estabelecer o perfil da turma quanto à idade e local de nascimento; identificar os perfis das escolas onde o estágio foi realizado quanto a sua localização, modalidade de ensino e se atende somente Ensino Fundamental ou Ensino Fundamental e Médio e analisar os elementos considerados de maior relevância pelos estagiários em sua experiência de estágio. A partir de uma pesquisa quali-quantitativa. Diante disso, verificamos que o medo, a insegurança e a incerteza quanto à própria capacidade de exercer bem a profissão é o que mais preocupa esses formandos o que impõe a constatação de que é notório que precisa sempre inovar, repensar antigos métodos de ensino-aprendizagem e criar caminhos diferentes nos processos de formação dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1257
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DesafiosEstagioSupervisionado.pdf400,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.