Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1258
Título: A inserção de jogos no ensino de frações
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Karina Mayara Picanço de
Palavras-chave: Conhecimento matemático;Ensino e Aprendizagem;Jogos;Frações
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA,Karina Mayara Picanço de. A inserção de jogos no ensino de frações. Orientador: Miguel Angelo Moraes de Sousa; Coorientadora: Angelica Francisca de Araújo. 2020. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1258
Abstract: Knowledge must be based on a solid and meaningful basis for the students' lives. And games appear in this scenario as fundamental instruments and facilitators of the teaching and learning process, characterized as an extraordinary and viable alternative to assist in such processes and favor the construction of knowledge by the student. In this way, this work presents an approach about games in the teachinglearning process and its objective was to verify what the contributions of games in the construction of mathematical knowledge about fractions. Soon, a descriptive and applied field research was carried out in which games were applied to teach fractions and questionnaires for 6th grade students of the Municipal School Mayor Carim Melém, Monte Alegre Municipality - PA, trying to verify questions related to questions such as: what are the contributions of fraction games to learning; how fraction games can help with learning; what are the difficulties encountered in the games of fractions; among others. With this, we intend to expose the results of the field research on the use of games involving the knowledge of fractions as a method that can be used in the teaching of mathematics. The results showed that the games are shown as a great option in the pedagogical practice of the teacher, considering that this resource is characterized as a tool that motivates, arouses attention and favors the construction of mathematical knowledge.
Resumo: O conhecimento deve ser alicerçado em base sólida e significativa para a vida dos educandos. E os jogos surgem nesse cenário como instrumentos fundamentais e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, caracterizando-se como uma extraordinária e viável alternativa para auxiliar em tais processos e favorecer a construção do conhecimento pelo aluno. Dessa forma, este trabalho apresenta uma abordagem sobre os jogos no processo ensino aprendizagem e seu objetivo foi verificar quais as contribuições dos jogos na construção do conhecimento matemático sobre as frações. Logo, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva e aplicada, na qual foram aplicados jogos voltados para o ensino de frações e questionários para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prefeito Carim Melém, Município de Monte Alegre - PA, procurando verificar quesitos referentes a questões como: quais as contribuições dos jogos das frações para a aprendizagem; como os jogos de frações podem ajudar na aprendizagem; quais as dificuldades encontradas nos jogos das frações; entre outros. Os resultados mostraram que, os jogos se mostram como uma ótima opção na prática pedagógica do professor, tendo em vista que esse recurso se caracteriza como uma ferramenta que motiva, desperta a atenção e favorece a construção do conhecimento matemático.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1258
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AInserçãoDeJogosNoEnsino.pdf859,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.