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Título: A importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médio
metadata.dc.creator: FARIAS, Maria Telma Bentes
PINHO, Rogério da Silva
Palavras-chave: Física;Planejamento;Aprendizagem
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FARIAS, Maria Telma Bentes; PINHO, Rogério da Silva.A importância dos parâmetros curriculares nacionais para o estudo da física no ensino médio. Orientador: Gabriel Brito Costa. 2017. 21 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261
Abstract: The purpose of this study was to understand the importance of the National Curricular Parameters for the teaching of physics in basic education. The research was carried out in five schools of the state education network as a sample and representation in all. It was verified that NCPs are actually part of the study and interactions of the teaching and learning process, where they are defined and applied in the pedagogical week - planning for the current school year. In addition to the PCN's, the PCN's +, the Student's Guides and the High School Teacher's Guide are used by area of knowledge, emphasizing the skills and abilities of the physics discipline, taking the contents parallel to external evaluations such as ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova Brasil and contests. It is concluded that NCPs have their significant contributions to physics classes, since it directs the objectives by reading the teacher to develop their most creative classes, where students come to understand and make their considerations of what really is the teaching of physics.
Resumo: Objetivou-se compreender a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da física na educação básica. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede estadual de ensino como uma amostragem e representatividade ao todo. Verificou-se que os PCN’s realmente fazem parte do estudo e das interações do processo ensino e aprendizagem, onde são definidos e aplicados na semana pedagógica – planejamento para o ano letivo vigente. Além dos PCN’s, são usados os PCN’s+, os Guias do Aluno e do Professor do ensino Médio por área de conhecimento, enfatizando as competências e habilidades da disciplina de física, levando os conteúdos paralelos às avaliações externas como ENEM, SISPAE, Vestibulares, Prova Brasil e concursos. Conclui-se que os PCN’s têm suas contribuições significativas para as aulas de física, visto que direciona os objetivos, levando o professor a desenvolver suas aulas mais criativas, onde os alunos possam compreender e fazer suas considerações do que realmente é o ensino de física.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1261
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