Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Título: Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto
metadata.dc.creator: DUARTE NETO, Hozana Firmino
Palavras-chave: Estagio supervisionado;Graduandos;Ensino remoto;Pandemia – Covid-19
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: DUARTE NETO, Hozana Firmino. Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto. Orientador: Dércio Pena Duarte. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Abstract: The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at teaching.
Resumo: A crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) provocou mudanças no ensino presencial realizado até então nas escolas, como a adoção do ensino remoto em caráter emergencial. Essa mudança causou sérias consequências na realidade pedagógica das instituições educacionais e modificou a ação de professores e estagiários em várias formas. Este trabalho é uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no Estágio Supervisionado no Ensino Médio realizado excepcionalmente de forma remota durante a pandemia. Participaram dessa pesquisa doze graduandos que ingressaram no ano de 2016. Os dados foram levantados através de questionário elaborado na plataforma virtual Google Forms. Os resultados apontam que os graduandos não encontraram dificuldades no acesso à internet e o aplicativo de mensagens WhatsApp foi a plataforma/ambiente virtual mais utilizada pelos estagiários. Além disso, apesar das evidentes dificuldades de interações entre os graduandos e os estudantes das unidades escolares, relataram-se grandes aprendizagens por parte dos estagiários no que se refere a tecnologias voltadas para o ensino.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada - Biologia e Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ExperienciasDiscentesCurso.pdf621,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.