Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Título: Ensino de frações: uma sequência didática para o segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental
metadata.dc.creator: PORTELA, Lissa Nareli dos Reis
Palavras-chave: Ensino de frações;Sequência didática;Disco de frações
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PORTELA, Lissa Nareli dos Reis. Ensino de frações: uma sequência didática para o segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental. Orientador: Hugo Alex Carneiro Diniz. 2017. 70 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Abstract: The teaching of fractions is one of the greatest difficulties faced by mathematics teachers in elementary education. And the fractions became something feared by the students. Some suggest the elimination of this theme from the curriculum, others support. This paper exposes some discussions on this theme and presents a didactic sequence that involves the History of Mathematics, the use of fractions disc and learning objects that facilitate the learning of this content. This sequence is designed for work in the second and third cycle of elementary education and presents strategies that have provided satisfactory results. In the construction of the sequence we present some results obtained in the Mathematics Clubs project, in the exercise of the supervised internship of the undergraduate course and in the application of a mini-course in a scientific event. It also includes an examination of the National Curriculum Parameters (PCN) related to rational numbers and specifically fractions. And a study on what concepts of fractions need to be taught in basic education and what the need is. We present some reports based on the applications of the script that was being constructed for the sequence and how difficulties were overcome.
Resumo: O ensino de frações é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática no ensino básico. E as frações passaram a ser algo temido pelos alunos. Alguns sugerem a eliminação desse tema do currículo, já outros apoiam. Este trabalho expõe algumas discussões sobre o tema frações e apresenta uma sequência didática que envolve a História da Matemática, o uso do disco de frações e objetos de aprendizagem que facilitam a aprendizagem desse conteúdo. Essa sequência permite o trabalho no segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental e apresenta estratégias que proporcionaram resultados satisfatórios. Na construção da sequência apresentamos alguns resultados obtidos no projeto Clubes de Matemática, no exercício do Estágio Supervisionado do curso de graduação e na aplicação de um minicurso em um evento científico. Contempla também um exame dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionado aos números racionais e especificamente as frações. E um estudo sobre que conceitos de frações precisam ser ensinados no ensino básico e qual a necessidade. Apresentamos alguns relatos baseados nas aplicações do roteiro que estava sendo construído para a sequência e como foram vencidas dificuldades que surgiam.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1269
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoDeFraçõesUmaSequência.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.