Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1270
Título: Estudo exploratório sobre dificuldades de estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará na compreensão do conceito de função
metadata.dc.creator: LOPES, Sara Caroline da Costa
Palavras-chave: Campos Conceituais;Função;Dificuldades
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LOPES, Sara Caroline da Costa. Estudo exploratório sobre dificuldades de estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará na compreensão do conceito de função. Orientador: Glauco Cohen Ferreira Pantoja. 2020. 41 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1270
Abstract: This work consists of a study conducted with students from the Universidade Federal do Oeste do Pará, whose objective was to map difficulties faced in understanding the concept of function. Records from two groups of students were analyzed, the first being students from a biology undergraduate class and the second is comprised of bachelor students in biology and health engineering. The methodology used was based on content analysis, a method also used in qualitative data analysis, and was based on the theory of conceptual fields, a cognitive theory of the concept. The main obstacles encountered were associated with the absence of mathematical knowledge, explanation of elements and mathematical properties and their relations, reduction of the resolution of a situation to an algorithm, and difficulty in establishing a relationship between different forms of representation of a situation involving the concept.
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo realizado com estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará, cujo objetivo foi mapear dificuldades enfrentadas na compreensão do conceito de função. Foram analisados registros de dois grupos de estudantes, o primeiro inclui alunos de uma turma de licenciatura de biologia e o segundo é composto por estudantes de bacharelado em biologia e engenharia sanitária. A metodologia utilizada pautou-se na análise de conteúdo, que é um método usado também em análise qualitativa de dados, e baseou-se na teoria dos campos conceituais, uma teoria cognitivista do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem. Os principais obstáculos encontrados estavam associados à ausência de conhecimentos matemáticos, explicitação de elementos e propriedades matemáticas e suas relações, redução da resolução de uma situação a um algoritmo, e dificuldade em estabelecer relação entre diferentes formas de representação de uma situação envolvendo o conceito.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1270
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EstudoExploratórioSobre Sara Lopes.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.