Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Título: Avanços e desafios na educação escolar indígena na Aldeia Arapyun/Vila Franca - Santarém, Pará
metadata.dc.creator: CARDOSO, Israel Monteiro
Palavras-chave: Políticas Públicas;Educação Indígena;Santarém;Escola Surara Benvinda
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CARDOSO, Israel Monteiro. Avanços e desafios na educação escolar indígena na Aldeia Arapyun/Vila Franca - Santarém, Pará. Orientador: Márcio Júnior Benassuly Barros. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Gestão Pública e Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Abstract: This paper aims to analyze the advances and challenges in indigenous school education in Arapyun village / Vila Franca in Santarém-Pará, through the experience of the Surara Benvinda Indigenous School. The research is justified by the need to effectively publish the real advances and challenges in indigenous school education in the municipality of Santarém Pará, which is part of the Lower Tapajós Ethno-Educational Territory, in a perspective of bringing to the knowledge of our peoples and the entire community. Organized civil society, the importance of education as a process of change. As a methodology, we opted for a qualitative and exploratory research to obtain data, where questionnaires were applied with the school manager, teachers, students, support staff, parents and school community that guided the research. The work is divided into three parts, besides the introduction and the final considerations. The first chapter deals with the theoretical basis of work and deals with the normative references of indigenous school education in Brazil. The second chapter discusses the educational policy of the municipality of Santarém for indigenous school education. The third chapter deals with the experience of the Surara Benvinda indigenous school in Arapyun Village / Vila Franca - Santarém / Pa. As results within the researched theme, it was observed that since its foundation, the Surara Benvinda School, even with the obstacles and lack of support from the municipal management, has advanced in its objectives, seeking to work differently, integrating its students to the social environment. , without losing its essence, preserving its traditional knowledge and culture. However, there are many challenges for its continuity and one of them is to demand from public management that the laws governing indigenous school education can be implemented in Arapyun Village.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os avanços e desafios na educação escolar indígena, na aldeia Arapyun/Vila Franca em Santarém-Pará, através da experiência da Escola Indígena Surara Benvinda. A pesquisa se justifica pela necessidade de se publicar de forma efetiva os reais avanços e desafios na educação escolar indígena no município de Santarém Pará, que faz parte do Território Etnoeducacional do Baixo Tapajós, numa perspectiva de levar ao conhecimento de nossos povos e de toda a sociedade civil organizada, a importância de se fazer a educação como um processo de mudança. Como metodologia optou-se pela pesquisa de caráter qualitativa e exploratória para obtenção de dados, onde foram aplicados questionários com o gestor (a) da escola, professores, alunos, pessoal de apoio, pais e comunidade escolar que nortearam a pesquisa. O trabalho está dividido em três partes, além da introdução e das considerações finais. O primeiro capítulo trata da base teórica do trabalho e versa sobre as referências normativas da educação escolar indígena no Brasil. O segundo capítulo discute sobre a política educacional do município de Santarém para a educação escolar indígena. O terceiro capítulo aborda a experiência da escola indígena Surara Benvinda na Aldeia Arapyun/Vila Franca – Santarém/Pa. Como resultados dentro do tema pesquisado, observou-se que desde sua fundação, a Escola Surara Benvinda, mesmo com os entraves e falta de apoio da gestão municipal, tem avançado em seus objetivos, buscando trabalhar de forma diferenciada, integrando seus alunos ao meio social, sem perder sua essência, preservando seus conhecimentos tradicionais e sua cultura. Porém, muitos são os desafios a enfrentar para sua continuidade e um deles é cobrar da gestão pública que as leis que regem a educação escolar indígena, possam ser efetivadas na Aldeia Arapyun
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AvançosDesafiosEducaçao.pdf823,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.