Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | HALL, Silvia Cristina Barros de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T21:03:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T21:03:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Kamila Mayara Sampaio. Ensino de Inglês para uma Educação Antirracista: desafios e possibilidades. Orientadora: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês ) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1273 | - |
dc.description.abstract | Considering the importance of the Law 10.639/2003, which establishes requirements for the teaching of Afro-Brazilian history and culture in schools, this research aimed to understand how ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history are discussed in English classes. In this regard, an online questionnaire was applied to English teachers, with the objective of verifying presence or absence of ethnic-racial relations and Afro- Brazilian history in English classes and identify how these discussions are happening in schools. And also, a bibliographic research was carried out to contributed and updating theoretical fundamentals of this research and understand, through works previously published, what is said about the inclusion of ethnic-racial relations in English classes. Questionnaires were applied to 8 english teachers, and there was greater participation of teachers from private schools, between the age of 22-51, 75% (6) of the teachers said they don’t include ethnic-racial and Afro-Brazilian history relations in English classes, however, 7 of the teachers consider it important to include thnic-racial and Afro- Brazilian history relations in English classes. Regarding teacher education, 7 of the teachers consider that they had contact with ethnic-racial and Afro-Brazilian history during their graduation period, but only two teachers said they felt confident in using content related to ethnic-racial relations, Afro-Brazilian history and culture, when they are teaching English in their classes. Regarding English teaching materials, 62,5% (5) of the teacher answered that ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history and culture are not included in the english teaching materials. Data show that despite laws and prescriptions about the inclusion of ethnic-racial relations and Afro-Brazilian history and culture in English classes, there is lacking or insignificant inclusion of this discussion in english classes. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | Ensino de Inglês para uma Educação Antirracista: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3222818452550681 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1900825503546910 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4299-2867 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade da presença da “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo das escolas públicas e particulares, esta pesquisa teve como objetivo compreender as discussões sobre as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula de língua inglesa. Para isso, foi aplicado um questionário virtual a professores de língua inglesa da educação básica, com objetivo de verificar a presença ou a não presença dessa temática nesse espaço e identificar como essas discussões estão presentes nas salas de aula de língua inglesa. Além disso, foi feito uma pesquisa bibliográfica para a construção e atualização da fundamentação teórica e para entender, através de trabalhos já publicados, o que é exposto sobre a inserção das relações étnico-raciais nas salas de aula de inglês. Foram aplicados um total de 8 questionários, houve a maior participação de professores vinculados a rede particular de ensino, com idade entre 22 a 51 anos. Entre os participantes, 75% (6) dos professores afirmaram não fazer a inserção do tema relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em sua prática de sala de aula, apesar disso, 7 dos 8 participantes consideram relevante inserir as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana no ensino de inglês. Em relação a formação desses professores, 7 dos 8 participantes responderam que durante o período de formação como professor de inglês, eles tiverem contato com tema pesquisa, através de disciplinas ofertadas durante a graduação, mas apenas dois participantes relataram se sentirem confiantes em utilizar conteúdos relacionados as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana, correlacionando isso ao ensino de inglês em sala de aula. Sobre os materiais didáticos de inglês utilizados, 62,5% (5) dos participantes relataram que as relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana não estão inseridas nos materiais didáticos. Dessa forma, os dados evidenciam que apesar das diversas prescrições sobre a importância da diversidade linguística, pluralidade das culturas e das identidades no ensino de inglês e a regulamentação acerca da presença das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana nas salas de aula, a inserção desse tema ainda é mínima dentro do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Kamila Mayara Sampaio | - |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EnsinoInglesEducaçao.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.